Quando fazemos traçados sobre fotos de pessoas belas, vemos que existem algumas características que podem favorecer a estética ou não.
Classicamente, a estética é fruto da simetria, da harmonia e do equilíbrio.
Para observar a simetria direita e esquerda, devemos traçar uma linha vertical imaginária atravessando a parte central da glabella, da ponta do nariz e dos lábios, dividndo a face em duas partes. Certamente não há face perfeitamente simétrica, no entanto, pequenas assimetrias compõe uma boa estética facial.
Para harmonia facial é importante o equilíbrio dos terços superior(linha do cabelo a sobrancelhas), médio (sobrancelhas á área subnasal) e inferior do rosto (subnasal ao mento), sendo esses terços quase iguais na altura vertical.
De forma global, o equilíbrio da face está na proporção entre largura e altura da cabeça.
O terço inferior pode ser subdividido em terços, com o lábio superior tendo a metade da altura do lábio inferior e do mento. Proporções verticais: a largura da base do nariz é aproximadamente igual á distância entre os olhos. A face geralmente é dividida em cinco segmentos correspondentes á largura dos olhos.
O valor médio da distância intercantal e interpupilar é de 4mm, as pessoas negras frequentemente apresentam valores maiores. Esses valores são estabelecidos por volta dos 6-8 anos de idade.
Para que ocorra uma proporção ideal, a largura da base do nariz deve ser aproximadamente a mesma da distância intercantal, equanto a largura da boca deve se aproximar a distância interpupilar.
O mento é geralmente mais projetado anteriormente do que o resto da face.
Os lábios são avaliados em posição relaxada. Em repouso, a exposição do vermelhão do lábio inferior deve ser cerca de 25% maior do que a do lábio superior. Quando existe uma boa estética haverá um espaço interbucal de 1-5mm na posição de repouso. As mulheres apresentam um espaço maior dentro da variação normal. A largura entre as comissuras labiais normalmente iguala-se á distância interpupilar.
Na avaliação do perfil, geralmente o rosto do jovem exibe convexidade malar e no metro.