Acne

A acne não costuma deixar marcas apenas na pele, mas principalmente na autoestima. Ao atingir em sua maioria adolescentes e jovens adultos em processo de mudanças hormonais e muitas incertezas, ter a aparência alterada por lesões, vermelhidão, inchaço, pústulas, cistos e cicatrizes que se espalham pelo rosto, pescoço, colo e costas pode levá-los ao isolamento e até mesmo à depressão.

Causada por alterações hormonais, entre eles o aumento de testosterona típico da puberdade, mas também por predisposição genética, a acne surge quando os folículos pilosos são obstruídos pela produção excessiva de queratina e de sebo, que é seu lubrificante natural. Ao inflamar, pode ser contaminada por bactérias específicas, que agravam a situação.

Das pessoas acometidas pela acne, cerca de 80% apresentam manifestação simples, enquanto 15% chegam a ter acne inflamatória, que pode evoluir para o grau V, a acne fulminans. Nesse estágio, ela pode deixar cicatrizes e exige tratamento imediato. Ainda que seja mais frequente na adolescência, adultos também podem vir a ser acometidos pela chamada acne da maturidade e acne da mulher adulta.

A pele dos homens também merece atenção especial em relação à acne, não só por eles terem mais testosterona em circulação no sangue, mas porque a camada mais externa da pele masculina tem mais folículos pilosos e queratina, também produz mais sebo e suor, combinação ideal para as obstruções que caminham para cravos, espinhas e inflamações.

O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO & ASSOCIADOS OFERECE:

A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para o tratamento da acne. São equipamentos de última geração e técnicas atualizadas que, para resultados efetivos, podem ser usadas de forma isolada ou em associação, de acordo com planos de tratamentos personalizados.

Nossos médicos realizam exames minuciosos para então recomendar a conduta mais eficiente considerando o conjunto das necessidades.

Para a acne são observados estágio e histórico anterior da doença, hereditariedade, relato de pioras, assim como hábitos e autodisciplina para os cuidados necessários. Todos esses fatores não escapam ao olhar dos nossos médicos, pois ajudam a definir quais recursos e técnicas, entre os listados a seguir, podem potencializar os resultados.

Tratamentos:

Clear Light®

Dermatologia Clínica > Acne

Fototerapia que usa Leds azuis, com efeito anti-inflamatório. A exposição da acne à luz azul elimina bactérias, sem afetar os demais tecidos. O Clear Light emite luz livre dos raios UV, portanto, não possui risco de queimadura, fotoenvelhecimento ou indução ao câncer de pele.

Pós-tratamento: Vida normal

Protocolo: Entre 4 e 6 sessões.

Fotona Acne®

Dermatologia Clínica > Acne

Para tratamento de lesões de acne ativas, o laser Fotona atua através da produção controlada de calor local, destruindo seletivamente as glândulas sebáceas hipertróficas e melhorando a atividade inflamatória.

O laser Nd:Yag penetra com segurança na pele para destruir de forma efetiva as glândulas sebáceas hiperativas e para reduzir o risco de desenvolver nova inflamação de acne. Além disso, pode-se utilizar um tratamento a laser complementar baseado em um procedimento preciso e suave de Resurfacing da pele. Esse processo é possível utilizando o laser Er:YAG que vaporiza o tecido cicatricial com seus microfeixes de energia e estimula a produção de novo colágeno na derme, melhorando as cicatrizes.

Pós-tratamento: Evitar exposição solar

Protocolo: 3 sessões, quinzenal

Limpeza de pele

Dermatologia Clínica > Acne

Manter a pele limpa, hidratada e protegida são passos importantes para se manter e prolongar a saúde, a beleza e a boa aparência.

Rostos estão a todo momento expostos a impurezas que pairam no ar, lançadas por escapamentos de veículos, chaminés de indústrias, padarias e restaurantes, por queimadas, entre outros. São partículas que se acumulam na pele e se somam ao sebo natural produzido pelas glândulas sebáceas e à descamação natural das células mortas. Há ainda os efeitos nocivos dos raios UV e as alterações comandadas por hormônios, tudo incidindo na saúde da pele.

Os cuidados diários em casa em parte dão conta de limpar e proteger a pele, mas melhores resultados são alcançados com procedimentos realizados por profissionais.

Nas clínicas especializadas, para fazer a limpeza de pele são considerados seu tipo – seca, oleosa, mista -, estado, históricos de doenças e estilo de vida da paciente. Os procedimentos incluem limpeza, esfoliamento, desinfecção, uso de máscara calmante, proteção e hidratação – além de orientação.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 1 a 2 sessões, mensal.

Resultado: Imediato.

Multiwaves®

Dermatologia Clínica > Acne

Aparelho que se utiliza de terapia fotodinâmica, com Leds calmantes. Tem efeito anti-inflamatório e age sem afetar os tecidos ao redor.

Pós-tratamento: Permanece muito visível, por 7 dias.

Protocolo: 1 ou 2 sessões.

Neve Carbônica

Dermatologia Clínica > Neve Carbônica

Máscara fria de ação descongestionante e anti-inflamatória, a Neve Carbônica é muito eficaz para o tratamento de acne inflamatória e oleosidade excessiva.

Pós-tratamento: Após tratamento, não lavar o rosto por 2 horas.

Protocolo: 8 sessões, semanal.

Resultados: Gradualmente, a partir da 1ª sessão.