Manchas

(Melasma e sardas brancas)

Manchas na pele têm diferentes causas e aparências. As mais comuns são melasmas, sardas brancas e manchas senis.

Melasma é uma mancha escura, mais comum na face, embora possa surgir também nos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, em cerca de 90% dos casos. Não tem uma causa definida, mas está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.

O fator desencadeador é a exposição aos raios ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. A predisposição genética influencia no seu surgimento. Homens raramente têm melasma.

Existem três tipos de melasma. O epidérmico, ou superficial, com acúmulo de melanina na epiderme; o dérmico, caracterizado pelo depósito de pigmentos ao redor dos vasos superficiais e profundos, que é o mais difícil de tratar; e o misto, com excesso pigmentar na epiderme e na derme, também difícil de ser tratado. Doenças da tireoide, predisposição genética e doenças do fígado também são determinantes para seu surgimento. Cosméticos que causam alergia são agravantes para os casos de melasma.

As sardas brancas, chamada de Leucodermia gutata pelos médicos, são manchas esbranquiçadas que surgem nas áreas que ficam expostas ao sol, principalmente nos antebraços e pernas. São frequentes na população e atribuídas ao dano cumulativo causado pela exposição aos raios ultravioleta ao longo da vida.

As manchas senis, em tons marrons, também decorrem da exposição da pele aos raios solares por anos. São manchas que se intensificam com a idade e resultam da incapacidade do organismo de filtrar as células defeituosas e gerar defesa natural contra a radiação solar que veio sendo acumulada por décadas sobre a pele.

Outra grande variedade de manchas pode ser causada por lesões, picadas de insetos, batidas, queimaduras, cicatrizes, alergias, desequilíbrios hormonais da gravidez ou fatores genéticos. Geralmente são roxas, rosadas ou castanhas, resultado do acúmulo de melanina no local.

O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO E ASSOCIADOS OFERECE:

A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para a prevenção e o tratamento de melasma, sardas e outras manchas menos comuns. São equipamentos de última geração e técnicas atualizadas que, para resultados efetivos, podem ser usadas de forma isolada ou em associação, de acordo com planos de tratamentos personalizados.

Nossos médicos realizam exames minuciosos, fornecem diagnósticos precisos para só então serem indicados os próximos passos.

Para melasma e sardas brancas, são observados os tipos e a extensão, assim como hábitos, anseios, motivação e autodisciplina para os cuidados necessários. Todos esses fatores não escapam ao olhar dos nossos médicos, pois ajudam a definir quais recursos e técnicas, entre os listados a seguir, podem potencializar os resultados.

Tratamentos:

Clear & Brilliant®

Composto por dois lasers de diodo de baixa intensidade, é indicado para estimular a produção de colágeno, a fim de recuperar a estabilidade da pele. Por ter atuação mais superficial, ele aumenta a permeabilidade da pele para maior penetração de princípios ativos (Drug Delivery), além de ser menos agressivo. 

Pós-tratamento: Vida normal, leve vermelhidão por 6 a 12 horas.

Protocolo: Entre 4 e 6 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.

Fraxel Erbium®

Este aparelho a laser libera feixes de luz e substâncias específicas, visando a renovação da pele. Ao atuar por meio de fototermólise fracionada, tecnologia que produz feridas microscópicas, ativa-se assim a formação de novo colágeno, com rápida cicatrização. O resultado surge gradativamente.

Pós-tratamento: Vermelhidão com aspecto de bronzeado. Pode levar a leve descamação.

Protocolo: 4 a 6 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradativo.

Fraxel Thulium®

Laser fracionado que se utiliza do sistema “drug delivery”. Em outras palavras, significa que facilita a aplicação de substâncias e medicamentos diretamente nas células que precisam de tratamento. Por meio de fototermólise fracionada, ao ser aplicado sobre a pele, o laser do Fraxel Thulium cria várias feridas microscópicas, com pequena distância entre elas. A olho nu, só é possível observar leve vermelhidão no local. São essas feridas que vão provocar a renovação da pele, com a formação de novo colágeno e cicatrização rápida, em torno de um dia. 

Pós-tratamento: Vermelhidão seguida de aspecto “bronzeado”, em alguns  casos há leve descamação.

Protocolo: entre 4 e 6 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.

Luz pulsada

Aparelho que emite pulsos de luz, os quais são absorvidos pelos pigmentos das manchas presentes em algumas células inflamadas. Estas são então destruídas pela ação do equipamento, o pigmento de seu interior se dissolve e as manchas diminuem significativamente.

Pós-tratamento: Leve ardência e vermelhidão, que leva de 2 a 24 horas.

Protocolo: Número de sessões depende de avaliação.

Resultado: 1 semana após o término do tratamento, o tom da pele volta ao normal.

Microagulhamento

Através de microagulhas que perfuram superficialmente a pele, formam-se pequenas infecções que induzem à produção de colágeno. A ação promove redução de manchas e outras imperfeições da pele. A técnica se utiliza da própria regeneração do corpo e da pele, para melhorar sua aparência. 

Pós-tratamento: Leve vermelhidão e inchaço, que duram 24 horas.

Protocolo: 4 sessões, mensal.

Resultado: Entre 2 e 3 meses, após 1ª sessão.

MMP

Técnica para facilitar a entrada e potencializar a penetração de princípios ativos específicos. São realizadas microperfurações para vencer a barreira natural da pele, para na sequência ministrar medicamentos que vão chegar mais rapidamente e de forma concentrada ao interior da pele. Para as sardas brancas que surgem em braços e pernas, a microinfusão de medicamentos específicos estimula o retorno da pigmentação natural.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo:  3 sessões, mensal.

Resultado: 2 meses, após 1ª sessão.

Cadastre-se e receba dicas de saúde preparadas especialmente pelo Dr. Otávio Macedo e sua equipe!

* Todos os campos são obrigatórios