Nos últimos anos o homem moderno tem apresentado uma mudança de comportamento ligada a vaidade. A cada dia é mais comum encontrar homens buscando tratamentos estéticos, academias, dentistas, dermatologistas e nutricionistas para assegurar sua beleza. “Os homens têm demonstrado mais preocupação com a aparência, atitude justificada muitas vezes, para assegurar sua auto-estima, para melhorar relacionamentos com as mulheres e, ainda, contribuir com a colocação no competitivo ambiente profissional”.
Entre os “cartões de visita”, o rosto e a pele recebem destaque, e por esse motivo necessitam de cuidados especiais. A pele humana é formada por três camadas, unidas entre si; a epiderme, a derme e a hipoderme.
A pele masculina apresenta algumas características que diferem da feminina, tais como:
Entre as características da pele masculina, o excesso de oleosidade é uma das principais causas que levam os homens a procurar orientação médica, problema gerado pela maior quantidade de secreção produzida pelas glândulas sebáceas estimuladas pela testosterona – hormônio esteróide produzido pelos testículos, responsável pela produção de espermatozóides, hormônios e pelo desenvolvimento do organismo – fator que garante a contínua hidratação da pele.
Além disso, o homem passa por um ritmo de envelhecimento mais lento, devido à maior quantidade de produção de fibras de colágeno dérmico – estruturas responsáveis pela firmeza da pele. O sexo masculino também possui uma camada córnea mais espessa, localizada na epiderme, que age como barreira de proteção entre o interior e o exterior do corpo e impede, por exemplo, a perda de água e outros nutrientes.
Mas os fatores externos, como a radiação solar, o clima frio e seco e as rajadas de vento, atuam da mesma forma sobre ambos os sexos. E levam igualmente ao envelhecimento precoce e até a ocorrência de câncer de pele.
Entre as vantagens, a pele do homem apresenta maior resistência aos fatores externos, porem essas características não excluem os cuidados necessários para manter a saúde e a beleza da pele. Ao envelhecer, o homem perde gradativamente a hidratação da pele, surgindo a necessidade de criar o hábito de proteger e hidratar o rosto e o corpo.
Outra preocupação comum entre os homens é o barbear, um ato que muitas vezes precisa ser realizado diariamente, situação que causa a irritação da pele e, em alguns casos, problemas dermatológicos como a foliculite (inflamação dos pelos), dermatite seborréica (descamação do rosto que ocorre na região central, sobrancelhas e bochechas, podendo ocorrer também na área da barba). Para amenizar e prevenir o surgimento desses e de outros problemas, o ideal é procurar a orientação de um dermatologista que indicará o tratamento mais adequado a cada caso.
Além dos métodos tradicionais, atualmente o laser tem sido aplicado na depilação das regiões da barba, rosto e pescoço. O tratamento é indicado para os casos de foliculite intensa – quando os pelos encravam facilmente e promovem processo inflamatório com a presença de vermelhidão e pus.
Durante o tratamento são indicados de quatro a cinco sessões. O paciente deve evitar exposição ao sol 15 dias antes do procedimento. O intervalo entre cada sessão depende da área tratada, variando de 30 a 45 dias. Com a aplicação do laser, os pelos ficam mais finos e macios, após cada sessão cerca de 20% dos pelos não voltam a crescer. No final das cinco sessões estima-se que haja por volta de 80% da eliminação definitiva dos pelos.
Outra dica simples dada pelos dermatologistas é o uso de protetor solar (de preferência em gel ou creme) durante o dia e, à noite, lavar o rosto e aplicar produtos que estimulem a produção de colágeno, hidratantes e clareadores de manchas aproximadamente 20 minutos antes de dormir, lavando o rosto na manhã seguinte.
Medidas simples, que irão assegurar a saúde e a beleza do homem.