Suar é uma reação natural do corpo. Especialmente em dias quentes, durante atividades físicas ou situações inesperadas de estresse, raiva, nervosismo e medo. Em condições normais, a sudorese é importante até para ajudar a manter a temperatura do organismo em níveis adequados.
O problema é o suor excessivo, produzido inclusive em repouso físico. O desequilíbrio ocorre quando as glândulas sudoríparas expelem quantidades bem maiores do que a normal, fato conhecido por hiperidrose. Pessoas que apresentam hiperidrose se mostram ansiosas, têm a incômoda sensação de ter a pele melada, a roupa molhada e vive seguidos embaraços sociais, a ponto de ter sua autoestima afetada.
As partes do corpo mais sensíveis à hiperidrose são axilas, mãos, rosto, cabeça, plantas dos pés e virilha. As causas podem ser hereditárias, emocionais, relacionadas à tireoide, a doenças psiquiátricas, à menopausa e à obesidade. Existem dois tipos de hiperidrose: a focal, que aparece na infância ou adolescência; e a secundária generalizada, causada por condição médica ou efeito colateral a alguma medicação, comum na fase adulta.
O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO & ASSOCIADOS OFERECE:
A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para a prevenção e o tratamento da hiperidrose, ou transpiração excessiva como é mais conhecida.
Nossos médicos realizam exames minuciosos incluindo intensidade do suor, funcionamento das glândulas sudoríparas e a predisposição genética do paciente, assim como hábitos e estilo de vida. A seguir procedimento realizado nos casos de hiperidrose.
Tratamentos:
Dermatologia Clínica > Transpiração
A toxina botulínica é a substância responsável por importante revolução dos tratamentos da Cosmiatria. Com indicação para rejuvenescimento, é também alternativa altamente eficaz e segura para o tratamento da hiperidrose. Por bloquear o estimulo do suor junto às glândulas, a toxina botulínica reduz provisoriamente a produção do suor, pelo período que varia de 4 a 10 meses. A supressão química transitória da sudorese com a toxina botulínica gera segurança, pois o paciente tem a consciência de “poder parar a sudorese quando quiser”, bastando reaplicar a toxina, privilégio que não se possuía anteriormente. Com isso, ocorre a quebra do círculo vicioso, pois o gatilho inicial da sudorese é desativado. Utilizamos 3 marcas de toxina para o tratamento da hiperidrose. São elas: Botox® fabricada pelo laboratório Allergan; Dysport® fabricada pelo laboratório Ipsen e Xeomin® fabricada pelo laboratório Merz.
Esse procedimento é realizado na clínica, com uso de pomada anestésica. A aplicação leva em média 20 minutos para a axila e 40 minutos para as mãos. O retorno às atividades profissionais pode ser imediato, e a prática de exercícios físicos no dia seguinte à aplicação.
Pós-tratamento: Vida normal.
Protocolo: 1 sessão, a cada 6 meses.
Resultado: 3 dias após a sessão.