Allergan apresenta maior pesquisa realizada no mundo sobre a beleza Feminina do Ponto de Vista das Mulheres
Brasil é um dos 16 países a integrarem estudo. Por aqui, 46% das mulheres acreditam que a beleza externa é mais importante do que a interior, 37% indicam o inverso e somente 16% responderam que há um equilíbrio entre os dois pontos
São Paulo, julho de 2016 – A Allergan plc (NYSE: AGN), empresa global de estética médica e produtora da marca de preenchedores faciais JUVÉDERM®, anuncia hoje os resultados de um novo estudo global de tendências em beleza. Chamado de “The Changing Face of Beauty: A Global Report”, o levantamento revela que as mulheres estão mais conscientes e abertas a melhorias estéticas e têm controlado a forma que o envelhecimento afeta sua aparência, como uma maneira de se sentirem mais confiantes em si mesmas.
Em um dos maiores projetos de pesquisa realizados na área de estética médica, o estudo reúne opiniões sobre beleza e envelhecimento de cerca de 8 mil mulheres em 16 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, México, Reino Unido, Tailândia e Turquia. A pesquisa foi encomendada pela Allergan para informar e nortear os programas educacionais e de marketing da empresa, além de inspirar o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades, em constante transformação, das mulheres no que diz respeito à beleza.
“O levantamento revela dados muito particulares e, até mesmo, surpreendentes. As respostas indicam, claramente, as diferenças culturais na maneira como as mulheres se relacionam com a beleza, o que nunca foi apresentado antes, já que é a primeira vez que temos um estudo tão abrangente. Fazendo um recorte do Brasil, podemos destacar que, por aqui, 52% das mulheres apontaram os olhos, se fossem escolher uma parte do rosto para realçar, além do alto índice de aceitação dos preenchedores faciais, comparado aos demais países”, destaca Antonio Nasser, gerente geral da Allergan Brasil.
Ao focar em como as mulheres encaram o envelhecimento, a pesquisa da Allergan constata que, na Europa, ele é aceito com maior naturalidade e sutileza. Já nos mercados asiáticos, elas querem uma transformação mais óbvia, enquanto, no Oriente Médio, desejam ficar mais bonitas com resultados rápidos e eficientes que ressaltem suas melhores características. No entanto, todas concordam e estão unidas pelo desejo cada vez maior de controlar como sua aparência evolui com o passar do tempo. E se utilizam de diversos recursos para isso: filtros em fotografias, maquiagens ou procedimentos estéticos, pois, entendem que investir na beleza é a maneira que escolhem para influenciar positivamente a própria imagem.
Principais resultados da pesquisa “The Changing Face of Beauty: A Global Report”:
Nova perspectiva da beleza: Ficando bonita para MIM
- Para mulheres que buscam tratamento estético, o desejo de aumentar a autoconfiança (42%) é tão importante quanto melhorar a estética da pele flácida (42%).
- Quase três quartos (74%) das mulheres se esforçam para ficar bonitas para si mesmas, em primeiro lugar. O parceiro (37%) e os amigos (15%) têm menos influência nisso.
- O “embelezamento” em geral (63%) é uma motivação mais importante do que lidar com os sinais de envelhecimento (50%), exceto na China, onde mudar ou aprimorar alguma característica específica é o principal desejo de quem busca tratamentos de beleza.
“Houve uma verdadeira mudança de comportamento nos últimos anos. Hoje em dia, o que mais importa para as mulheres é como elas se sentem em relação a si mesmas. Ainda que recorram a isso por motivos estéticos, por exemplo, para tratar de linhas e marcas de expressão, a verdadeira meta é se sentir bem e melhorar a aparência”, afirma o cirurgião plástico brasileiro de renome mundial, Dr. Mauricio de Maio. “Algumas pedem para ter uma aparência menos cansada e mais saudável, outras querem parecer mais jovens e atraentes. Quando atendo mulheres, dedico o tempo necessário para entender a motivação emocional por trás das mudanças que elas querem fazer – não é mais apenas uma questão de que elas querem corrigir alguma queixa específica, e sim de como querem se sentir depois do tratamento”.
Colocando o rosto no centro das atenções: a qualidade da pele é o novo ideal de beleza
- Ao definir a beleza exterior, a qualidade e o aspecto da pele (56%) são tão importantes para as mulheres quanto as formas do corpo (56%).
- As palavras usadas para descrever a qualidade da pele – por exemplo, “aspecto”, “brilhante”, “limpa”, “impecável” – são as mais frequentes da beleza feminina.
“Nestes tempos de documentação digital, as mulheres vêm se aproximando muito mais do espelho para conferir como sua imagem vai aparecer na tela e nas selfies. Por isso, agora mais do que nunca, a pele está sob os holofotes”, diz o dermatologista, Dr. Otavio Macedo. “Num passado recente, muitas se concentravam nas rugas, mas agora ter uma pele de aparência saudável, com elasticidade, luminosidade, preenchida e brilhante, está no topo das prioridades”.
Injetáveis: uma escolha de beleza para mulheres em todo o mundo
- 65% das mulheres concordam que preenchimentos faciais são mais aceitos socialmente hoje em dia do que eram há cinco anos.
- Os maiores níveis de aceitação foram observados na Tailândia (80%), Brasil (76%) e México (76%). Os três principais países que fazem uso de preenchimentos faciais ou consideram fazê-lo são Turquia (96%), Tailândia (90%) e Brasil (72%).
- 57% das mulheres acreditam que preenchimentos faciais podem ter aspecto natural, mas 21% delas ainda se preocupam em ficar com uma expressão “congelada”.
- A parte do rosto que a maioria das mulheres tem interesse em valorizar é a região sob os olhos (olheiras), com 66% delas preocupadas especificamente com as bolsas abaixo dos olhos.
- No Brasil, as mulheres estão mais interessadas em corrigir manchas de idade (81%), enquanto, na China, 40% delas querem melhorar as bochechas.
Caroline Van Hove completa: “O estudo The Changing Face of Beauty: A Global Report vai nos ajudar a melhorar a comunicação com as mulheres e trata-las da forma como elas querem se sentir e aparentar – ajudando também nossos clientes a abordar seus planos de consulta e tratamento de maneira diferenciada. Nossos produtos já são adorados por milhões de mulheres no mundo todo, mas só poderemos atender às suas necessidades de beleza, em constante mudança, se continuarmos entendendo essas mulheres por dentro e por fora”.
Principais pontos sobre o Brasil
- Quando questionadas sobre quais palavras representam o que é a beleza feminina, 21% das mulheres responderam algo relativo à “pele” (por exemplo: bonita, brilhante, limpa, sem rugas, impecável, bronzeada). Seguidos de “estilo” (19%), “cabelo” (14%) e maquiagem (13%) – este último, impulsionado pela faixa-etária mais jovem, de 18 a 35 anos.
- 85% das brasileiras disseram que querem ter boa aparência para si mesmas, 40% indicaram que para seus parceiros e 19% fazem para a família.
- Perguntadas sobre qual é a sua versão mais bonita, a beleza interior ou a exterior, 46% acreditam que a beleza externa é mais importante do que a interior, com 37% indicam o inverso e somente 16% responderam que há um equilíbrio entre os dois pontos.
- Sobre a aceitação do uso de preenchedores faciais, os números por aqui são impressionantes: 76% acreditam que o procedimento se tornou mais aceitável nos últimos 5 anos e, o mesmo índice, disse acreditar que o tratamento promove um visual natural.
- Manchas na pele, causadas pelo envelhecimento, são a maior preocupação, indicada por 81%. Mas, se fossem escolher uma parte do rosto para realçar, 52% indicaram os olhos. E, 43% já realizaram algum procedimento ou consideram seriamente a possibilidade de realçar/modificar ou tratar a área ao redor dos olhos para ter o visual desejado, especificamente, na faixa entre 50-65 anos, esse valor sobe para 47%.
- Entre as que consideraram se submeter a um procedimento com injetáveis, 48% disse que a principal motivação é aumentar a autoconfiança e se sentir bem consigo mesma. Já 40% indicou que o incentivo seria ter uma aparência mais atraente e 39% respondeu que o aparecimento de linhas finas (rugas) as levaria a considerar o uso de injetáveis.
- 34% respondeu que uma pele bonita é o fator mais importante quando questionadas sobre a definição de beleza exterior (esse ponto foi o mais indicado no Brasil e mais mencionado por aqui do que em qualquer outro país da pesquisa).
Para obter mais informações, visite www.allergan.com ou www.alemdabeleza.com.br.
Sobre a pesquisa1
- A Allergan realizou entrevistas online com 7.700 mulheres em 16 países, entre 21 e 29 de março de 2016.
- O trabalho de campo foi realizado com mulheres “esteticamente conscientes” na faixa etária de 18 a 65 anos nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, México, Reino Unido, Tailândia e Turquia.
- 500 entrevistas foram realizadas em cada país, exceto naqueles com populações femininas menos ativas online (Coreia do Sul, México e Turquia), onde foram feitas 400 entrevistas por país.
Sobre a Allergan
A Allergan plc (NYSE: AGN), sediada em Dublin, Irlanda, é uma empresa farmacêutica global e única, além de líder em um novo modelo da indústria – a Growth Pharma ou farmacêutica de crescimento. A Allergan se concentra no desenvolvimento, manufatura e comercialização de produtos farmacêuticos inovadores e de marca própria, medicamentos genéricos e de venda não controlada, e também produtos médicos de origem biológica para pacientes em todo o mundo.
A Allergan comercializa um portfólio de produtos para o sistema nervoso central, cuidados oftalmológicos, estética médica, gastroenterologia, saúde da mulher, urologia, categorias terapêuticas cardiovasculares e anti-infecciosas, e ainda opera a terceira maior atividade global de genéricos, oferecendo acesso a pacientes de todo o mundo a medicamentos de alta qualidade e com preços competitivos. A Allergan é líder de pesquisa e desenvolvimento em sua indústria, com um dos mais amplos pipelines da indústria farmacêutica, a Allergan ocupa ainda uma posição de liderança mundial na solicitação de registros de produtos genéricos.
Com operações comerciais em cerca de 100 países, a Allergan assume seu compromisso no trabalho com médicos, prestadores de serviços de saúde e pacientes, de modo a proporcionar tratamentos inovadores e significativos que ajudem pessoas a viverem mais e de forma saudável.
Referências: 1. Dados globais da Allergan sobre beleza no arquivo 01 2016. (INT/0381/2016)
Contatos na Talquimy:
Ana Carolina Cachoni – carolina.cachoni@talquimy.com.br
Larissa Trigueirinho – larissa.trigueirinho@talquimy.com.br
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