Home / Tratamentos ORM / Terapia Fotodinâmica (PDT)

Terapia Fotodinâmica (PDT)

O que é a Terapia Fotodinâmica?

Inicialmente utilizada apenas para o tratamento de tumores de pele, a Terapia Fotodinâmica (PDT) está ocupando cada vez mais espaço na Dermatologia, sendo também um novo aliado para o tratamento da acne e o rejuvenescimento cutâneo.

Indicações

Pessoas que apresentam Câncer de pele não melanoma, ou seja, formas menos agressiva de câncer que são as mais comuns: 95% de todos os casos detectados, de acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Pessoas que apresentam Acne, especialmente aquelas que não podem tomar isotretinoína (Roacutan®), sendo pacientes com hepatite e grávidas.

Pessoas que desejam rejuvenescer a pele.

Tempo médio de tratamento

Rejuvenescimento – São indicadas, em geral, três sessões com intervalo de três semanas.

Acne – São necessárias quatro sessões com intervalo de três semanas.

Tumores cutâneos – São necessárias, em geral, três sessões com intervalo de três semanas.

Saiba Mais

[line]

Tecnologia utilizada e como age

A Terapia Fotodinâmica consiste na aplicação do Ácido 5-Aminolevulínico (ALA), que penetra e se fixa nos tecidos tumorais, folículos pilosos e glândulas sebáceas. Por ser uma substância fotossensível, o ALA capta a irradiação de luz e a direciona para o local a ser tratado.

Como o tratamento é realizado?

O médico aplica o Ácido 5-Aminolevulínico (ALA) no paciente e o deixa por uma hora em ambiente escuro, uma sala sem luz, por exemplo. Depois ele aplica a luz, que é realizada por aparelhos especiais, tais como Clear Light® (luz azul) e Gentle Waves® (luz amarela).

Cuidados no pós-tratamento

Após cada sessão, a pele torna-se avermelhada e é proibida a exposição solar direta. As sessões são praticamente indolores, sente-se um leve ardor e calor local.

Alguns poucos cuidados devem ser observados por alguns dias após o procedimento, mas nada que comprometa a rotina do paciente. Na maioria dos casos, a pele estará recuperada de duas a três semanas após a aplicação.

Quais os resultados esperados?

Rejuvenescimento – a terapia fotodinâmica com luz amarela ou luz azul diminui as queratoses, efélides (sardas) e pequenos vasos sanguíneos dilatados na face, assim como melhora a textura, rejuvenescendo.

Acne – devido à atuação do ALA nas glândulas sebáceas, associado à luz azul, a terapia fotodinâmica consegue melhora importante na acne inflamatória.

Tumores cutâneos – uma única aplicação chega a melhorar até 80% das queratoses actínicas, dos carcinomas basocelulares e espinocelulares superficiais.

Conheça os tipos de câncer de pele não melanoma

1. Carcinoma basocelular: é o câncer de pele mais comum, corresponde a 75% dos casos. Aparece como uma ferida ou lesão que não cicatriza e evolui lentamente.Sua incidência é maior a partir dos 40 anos, em pessoas de pele clara. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo ano após ano.

Este tipo de câncer costuma aparecer no rosto, pescoço, braços e mãos, além de áreas do corpo que estão permanentemente expostas ao sol. Não provoca metástases, ou seja, eral não se espalha para outros órgãos. Entretanto, pode apresentar característica invasiva e, com o seu crescimento, destruir os tecidos que o rodeiam, atingindo até a cartilagem e os ossos.

2. Ceratose actínica: é uma dermatose pré-cancerosa que surge nas áreas da pele continuamente expostas ao sol. As lesões aparecem principalmente na face, couro cabeludo (homens calvos) e dorso dos braços e das mãos.

Essas lesões podem ter os seguintes aspectos: avermelhados e descamativos; manchas de cor escura, discretamente elevadas e rugosas; ou lesões ásperas, bastante elevadas e endurecidas.

As pessoas de pele clara e idade avançada são as mais afetadas. A doença não é, entretanto, ‘privilégio’ de idosos. Estudos mostram que alguns casos de ceratose actínica evoluem para carcinoma, a forma mais agressiva do câncer.

Leia Também

[line]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *