Home / Tratamentos ORM / Tatuagem

Tatuagem

A tatuagem existe há séculos. Foi introduzida no Ocidente após a época das explorações que colocaram os europeus em contato com as culturas do Pacífico. Na segunda metade do século XIX, elas viraram moda entre a realeza europeia.

Nos Estados Unidos, até meados de 1985, a tatuagem estava associada às classes socioeconômicas mais baixas, aos militares, aos grupos de ciclistas e aos criminosos. Mas isso mudou e a tatuagem teve aumento de popularidade.

O número de estúdios de tatuagem subiu de cerca de 300 para mais de 4 mil nos últimos 20 anos. Hoje, os músicos de rock, os atletas profissionais, os atores e os modelos exibem tatuagens. Ainda não se sabe se elas serão aceitas como um adorno ‘convencional’. Nesse caso, elas podem, aos poucos, perder o estigma que carregam.

Isto significaria que menos pessoas vão querer remover as tatuagens? Ou haverá procura cada vez maior aos dermatologistas para removê-las?

Entre as muitas tatuagens feitas a cada ano, apenas uma pequena porcentagem provoca reações adversas. As reações alérgicas são raras, normalmente às tintas vermelhas, mas numerosos outros efeitos foram relatados, como por exemplo, Hepatite e Sífilis. Contudo, não existem relatos documentados de transmissão de HIV por meio das agulhas de tatuagem. Mesmo assim, existe uma certa preocupação devido aos múltiplos fatores de risco dos pacientes.

Com relação aos métodos tradicionais de remoção de tatuagem, pontuam-se a excisão, a salabrasão (esfregamento vigoroso da superfície da pele com sal), a dermoabrasão, o coagulador infravermelho, os Peelings químicos e o laser CO2. E todos deixam uma cicatriz.

Atualmente, no entanto, existem pelo menos três lasers diferentes, disponíveis comercialmente, que removem tatuagem sem deixar cicatriz. São eles o Q-switched Ruby, o Q-switched Alexandrite e o Q-switched Nd:YAG.

Todos esses lasers requerem entre três a dez sessões de tratamentos, com intervalos de quatro a seis semanas para eliminar totalmente a tatuagem. Mesmo assim, algumas tatuagens são resistentes.

Muitas vezes, não é possível fazer uma previsão, pois a natureza das tintas usadas nas tatuagens varia e elas não são regulamentadas. As tatuagens pretas e azuis são as mais fáceis de remover, sendo as mais difíceis as verdes e amarelas.

Leia Também

[line]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *