Nevus

Os Nevus são lesões benignas da pele, conhecidas como ‘pintas’ ou ‘sinais’ e podem ser de vários tipos.

Nevus Vasculares

Também conhecidos como nevus rubi, consistem em manchas vermelhas elevadas localizadas geralmente no abdomên, benignas e de caráter familiar.

Nevus Melanocíticos

São lesões pigmentadas (marrons ou pretas), que podem surgir após o nascimento ou serem congênitas. Apresentam diversos tipos de lesão, que podem ser planas, verrucosas ou salientes. Geralmente têm cor uniforme, variando do marrom ao negro, que aumentam no máximo de quatro a oito milímetros de diâmetro.

Diagnóstico: O diagnóstico deve ser realizado através de dermatoscopia, um exame feito pelo dermatologista com um aparelho especial. A técnica serve para descartar que uma simples “pinta” possa ser um câncer de pele. Vale lembrar que alguns sinais são suficientes para excluir essa possibilidade, como a regra do ABCD que pode ser realizado por leigos.

Tratamento: O tratamento consiste na retirada da lesão quando há sinais de malignidade, mas para a maioria desses nevus não exige tratamento. Contudo, quando um nevo apresenta alteração de tamanho, borda irregular, cor, sangramento, ulceração, vermelhidão, dor e prunido (coceira), deve ser examinado por um especialista para a conduta correta.

Nevus Displásicos

São nevus melanocíticos com características diferentes, visto serem mais numerosos, maiores (de 6 a 15 mm de diâmetro) e ausentes ao nascimento. Novas lesões ainda podem surgir até os 40 anos. Eles também apresentam bordas irregulares, pigmentação e limites mal definidos, lembrando um “ovo frito” com o centro mais elevado.

Quando existe risco de melanoma maligno, em 10% desses casos devem ser retirados quando pequeno para análise, ou acompanhados clinicamente com mapeamento digital fotográfico.

Nevus Azul

É uma lesão azulada, uniforme e benigna, geralmente única, que deve ser diferenciada das lesões malignas através da dermatoscopia.

Leia Também

[line]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *