Home / Tratamentos ORM / Melasma

Melasma

O melasma, muitas vezes confundido com uma simples manchinha, é a presença de manchas marrons ou marrom-acinzentadas, habitualmente nos dois lados da face, especialmente nas bochechas, lábio superior, nariz, fronte ou queixo. Ele é causado pela produção excessiva de melanina, o pigmento que dá cor à pele.

Esta doença de pele, considerada comum, ocorre principalmente em mulheres, visto que os homens raramente desenvolvem melasmas. Estima-se que até 75% das gestantes e até 35% das mulheres em tratamento com contraceptivos orais são afetadas pela doença.

Embora qualquer pessoa possa ter melasma, ele é mais comum em indivíduos com pele morena. Além disso, ele pode ser leve, moderado ou grave, dependendo de quanto sua face é afetada e quão intensa é a pigmentação.

Causas

Os especialistas acreditam que a pigmentação é causada pelas alterações hormonais que ocorrem quando uma mulher começa a tomar pílulas anticoncepcionais, se submete ao tratamento de reposição hormonal ou ainda durante o segundo ou terceiro trimestre de gravidez. Algumas vezes, o melasma é chamado de ‘máscara gravídica’.

Prevenção

Para se prevenir do Melasma é importar evitar a exposição solar, que provoca o escurecimento adicional das manchas existente, assim como a formação de novas. Isso é especialmente importante para mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais ou submetem-se a tratamentos de reposição hormonal, bem como pessoas que tiveram melasma no passado. Se for se expor ao sol durante períodos longos, é bom usar um chapéu para proteger a face.

É de extrema importância aplicar, diariamente, um protetor solar com FPS 30 ou superior. Ele também deve proteger a pele contra a radiação UVA e UVB. Vale lembrar que os protetores solares devem ser aplicados pela manhã, antes de sair de casa. O ideal é que os eles sejam usados de duas a três vezes ao dia.

Tratamentos

Você não precisa viver com um melasma para sempre. Existem tratamentos que podem clareá-lo de forma efetiva. Estes consistem em uma rotina de clareadores em casa e Peelings superficiais progressivos, os quais são aplicados na Clínica ORM. Atualmente, o Fraxel®Laser também tem sido utilizado no tratamento do melasma.

Leia Também

[line]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *