Acne

A acne vulgar é um distúrbio cutâneo muito comum na adolescência, mas que, em alguns casos, pode se prolongar até a idade adulta. O aparecimento da acne depende da predisposição genética de cada pessoa, do aumento na produção do sebo, causando deformidades nas glândulas sebáceas da pele, e da presença de bactérias que vivem normalmente sobre a pele.

Já a Rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, que se caracteriza por eritema, telangiectasias (vasos finos avermelhados), edema e pápulas, podendo ser acompanhada por pústulas e nódulos. Ela ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos, sendo mais frequente em mulheres. Em geral, o quadro é mais extenso e moderado. As formas mais localizadas e graves são encontradas comumente nos homens. Raramente é observado o diagnóstico em negros.

Além da acne da adolescência (acne vulgar), existem outras situações que favorecem o seu aparecimento, tais como:

• Uso de produtos oleosos sobre a pele que provocam a obstrução dos poros, tais como bronzeadores, cosméticos, óleos e graxas;
• Uso de cortisona por via oral ou sobre a pele;
• Uso de alguns componentes do complexo B em excesso, assim como iodo e outros medicamentos;
• Distúrbios hormonais e ovários policísticos;
• Estados de tensões emocionais podem agravar a acne.

Tratamentos para a Acne e Rosácea

Neve Carbônica: Máscara fria de ação descongestionante e anti-inflamatória, muito eficaz no tratamento de Acne, Rosácea e oleosidade excessiva.

Clear Light®: Através de fototerapia diminui a proliferação da bactéria causadora da Acne. Desinflama as lesões, é indolor e não causa irritação, nem fotossensibilidade.

Tratamentos para discromias (manchas)

Renovaskin Peel: Peeling a base de ácido salicílico e glicólico, indicado para peles com Acne, hiperpigmentação e para Rejuvenescimento.

Micro Peel: Peeling de cristais que efetua um polimento superficial cutâneo, deixando a pele mais suave, macia e luminosa. Utiliza uma seqüência de produtos com vitamina C e flavonóides do vinho que possuem ação antioxidante, renovando as células e permitindo melhor penetração dos princípios ativos do tratamento.

Rubi: Indicado para hiperpigmentações. Aumenta a capacidade de assimilação de ativos pela pele, aumentando a eficácia do tratamento.

Limpeza de pele

Extração de comedões (cravos)

Normalização de pele

Tratamento em quatro fases: limpeza profunda, ionização, massagem com óleos essenciais e máscaras adaptadas a cada tipo de pele. Limpa, equilibra o nível de hidratação e diminui as secreções sebáceas, recuperando a vitalidade da pele.

Dicas Importantes

É importante que, diante da acne, você procure um dermatologista capacitado para lhe dar a orientação e o tratamento adequados. Confira algumas dicas importantes:

• Nunca esprema espinha ou cravo. Isso não ajuda nada, pelo contrário, você vai herdar uma cicatriz para sempre. Além de aumentar a inflamação e retardar a cicatrização, poderá até desenvolver um cisto. Não deixe ninguém te convencer que espremer é melhor. Resista à tentação;

• Não há comprovação científica de que algum alimento cause acne. No entanto, uma alimentação saudável mantém não só sua pele, como todo o corpo, em condições mais equilibradas de saúde;

• Evite pomadas, cremes, ou qualquer produto que possa obstruir os poros. Eles pioram a acne;

• Pastas de dente, antissépticos e curativos oclusivos não são tratamentos para acne;

• Não lave nem esfregue em excesso a região com acne. Isso estimula a produção do sebo e pode provocar irritação da pele;

• Cuidado com remédios caseiros ou receitas de curiosos. Na maioria das vezes, causam piora da acne e podem provocar alergias e/ou manchas na pele;

• A prática de esportes é saudável e não causa acne. Permite o contato com outras pessoas que estão atravessando o mesmo problema, aliviando as tensões.

É bom lembrar que o sucesso no tratamento da acne depende de algumas regras básicas:

• Procure um dermatologista de sua confiança, que esteja capacitado para lhe dar toda a assistência necessária;

• Não interrompa o tratamento até que seu médico lhe diga quando fazê-lo. Mesmo que os resultados sejam rápidos, na maioria das vezes, o tempo de tratamento varia de quatro a seis meses, podendo se prolongar em alguns casos;

• Pode ocorrer piora das lesões no início do tratamento. Não se assuste. Siga as orientações do seu médico.

A Clínica ORM tem usado, ao longo dos anos, formas de tratamento que seguem as normas internacionais. Ela participou de todos os eventos da Academia Americana de Dermatologia e da Comunidade Europeia, e por isso, pode afirmar que, no que diz respeito à acne, já temos no Brasil tudo o que é feito no mundo.