Rugas

Diferenças da constituição da pele de homens e mulheres exigem cuidados específicos. Nos homens, por causa do hormônio testosterona presente em maior concentração na corrente sanguínea deles, e da maior quantidade de glândulas sebáceas, além de barba, a pele costuma ser mais espessa, densa e ter textura mais áspera.

A boa notícia em relação às rugas que atinge a ambos – e que nos homens costumam surgir mais tarde, embora mais profundas – é que podem ser prevenidas e amenizadas com tratamentos que comecem o quanto antes. É preciso entender, no entanto, que rugas são marcas que o tempo deixa sobre a pele e fazem parte do ciclo natural da vida, devem ser encaradas com naturalidade.

As rugas nos homens também se apresentam de duas formas: dinâmicas, decorrentes da contração dos músculos da face; e estáticas, provocadas pelos efeitos do tempo e da idade sobre a pele e o corpo humano.

Os sinais do envelhecimento sobre a pele de homens e mulheres podem piorar quando somados a estresse, poluição, tabagismo, sol em excesso e sem proteção, baixo consumo de água e alimentação rica em açúcares e gorduras. Por isso a importância dos cuidados que a Cosmiatria dispõe para a manutenção da saúde e da beleza da pele, cujos resultados serão sempre melhores quanto mais cedo forem implementados.

Tratamentos:

Bioestimuladores

Bioestimuladores, quando injetados na pele por meio de cânula, têm a capacidade de reforçar o colágeno em seu interior. A ação ocorre de dentro para fora, diminuindo rugas, recuperando contornos e proporcionando firmeza, com resultados imediatos. Sculptra®, da Galderma, é um bioestimulador composto por ácido polilático; e Radiesse®, da Merz, por hidroxiapatita de cálcio. Ambos são totalmente absorvidos pelo organismo. O uso de cânulas para sua aplicação evita picadas e possíveis hematomas.

Pós-tratamento: Vida normal. Pode surgir vermelhidão ou edema discreto.

Protocolo: 1 a 3 sessões, aplicação mensal.

Resultado: Imediato, com evolução até 30 dias após final do tratamento.

Fotona 4D®

Dois tipos de laser se combinam no Fotona 4D, potencializando sua ação. Na prática, se traduz como um tratamento em quatro dimensões, cuja precisão é garantida por uma ponteira robótica que varia segundo o tipo de indicação – flacidez, linhas de expressão, rugas etc. Cada uma tem a capacidade de escanear e avaliar a área a ser tratada, garantindo ação homogênea.

Para rejuvenescimento e diminuição da flacidez, a ponteira é apontada para a região do pescoço, papada, pálpebras e olhos. Com um modelo especial de ponteira, o aparelho pode ser direcionado também para as paredes internas da boca, para assim estimular o colágeno de dentro para fora, melhorando também a pele ao redor dos lábios, o chamado “código de barras”. Nesse caso ajuda a aumentar o volume dos lábios. O resultado é um lifting da face e o rejuvenescimento de toda a área tratada.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 3 sessões, mensal.

Resultado: A partir da 2ª sessão.

Fraxel Erbium®

Este aparelho a laser libera feixes de luz e substâncias específicas, visando a renovação da pele. Ao atuar por meio de fototermólise fracionada, tecnologia que produz feridas microscópicas que, a olho nu, veem-se apenas como leve vermelhidão, ele ativa a formação de novo colágeno, com rápida cicatrização.

Pós-tratamento: Vermelhidão leve com aspecto de bronzeado. Pode levar a leve descamação.

Protocolo: 4 a 6 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradual a partir da 1ª sessão.

MD Codes

Técnica recém-protocolada que permite mapear partes do rosto por meio de um eficiente código de pontos, a fim de se obter precisão e rapidez na hora de preenchê-los com ácido hialurônico. O resultado é um lifting de excelente qualidade, com embelezamento delicado e sofisticado, ideal para uma aparência mais jovem e natural.

Esse mapeamento codificado tem por base os critérios da “Matemática da Beleza”, que se inspira, por sua vez, no equilíbrio e na harmonia da chamada “proporção áurea”, a qual remonta à noção do belo que inspirou muitos filósofos e, sobretudo, artistas renascentistas como Michelangelo e Leonardo Da Vinci.

Segundo essa proporção, a beleza de um rosto pode ser calculada – e é esse conhecimento que o MD Codes coloca à serviço da Cosmiatria. Com ele, o dermatologista ganha precisão na hora de decidir sobre os pontos a receberem mais ou menos preenchimentos.

A possibilidade de o médico restaurar volumes perdidos em pontos estruturais do rosto é a grande novidade que o MD Codes traz, já que usar ácido hialurônico para preencher rugas, como as que vão das laterais do nariz em direção à boca, chamadas de “bigode chinês”, já é usual.

O novo capítulo que o MD Codes começa a escrever vai permitir que se retarde, em nome do rejuvenescimento equilibrado, a alteração da arquitetura facial. Esta naturalmente se altera com o tempo, por causa da perda de gordura e de estrutura óssea.

É o caso do “bigode chinês”, que surge como consequência da perda de gordura profunda e da reabsorção óssea da região malar (bochecha). Achatada quando vista de perfil, a pele dali fica sobrando e por isso surgem sulcos pronunciados. Preenchê-los era até então um jeito de resolver a causa, mas não a consequência do problema.

A revolução que o MD Codes traz permite que se preencham os pontos antes que o problema se instale, garantindo a homens e mulheres aspectos joviais e naturais por mais tempo. A técnica dispõe de codificação para diferentes tipos de rostos, considerando as características de cada gênero. No caso do homem, o terço inferior e contorno de mandíbula são geralmente mais definidos e angulados, já a mulher tem um terço médio mais pronunciado.

MD Codes está sendo uma conquista muito comemorada pela Cosmiatria, pois abre caminho para preenchimentos precisos de rugas e linhas, por meio de cânulas, sem riscos de procedimentos invasivos. Mas, mais uma vez, ainda que a técnica seja um avanço, seu uso e os resultados dependerão dos conhecimentos do dermatologista sobre anatomia, sobre tratamentos associados e de seu entendimento sobre beleza criteriosa.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 3 sessões, mensal.

Resultado: Imediato, dura em média de 12 a 18 meses após início da 1ª sessão.

Peeling

É uma técnica indicada para estimular a renovação celular. Peeling, em inglês, significa “despelar”, termo que também pode ser traduzido para “esfoliar” ou “descamar”. Por meio de agentes naturais, mecânicos ou químicos, o peeling provoca a esfoliação da pele, eliminando sua parte mais superficial, a epiderme. O objetivo é estimular a rápida formação de nova camada no lugar dela, o que acontece sempre do interior para fora, da derme em direção à epiderme.

A intensidade do peeling varia entre superficial, média ou profunda. As células que formam a pele são assim estimuladas a crescer rejuvenescidas, mais macias e claras.

Só o médico está habilitado a indicar peelings, pois é necessário ter precisão sobre as condições de profundidade da pele, característica que varia de pessoa para pessoa. Em caso de imprecisão no processo de esfoliação, descamações excessivas podem causar infecções e deixar cicatrizes.

Pós-tratamento: A critério médico.

Protocolo: A critério médico.

Resultado: Em média, 1 semana após 1ª sessão.

Tixel®

É um sistema térmico que atua por ação fracionada, ou seja, por emissões descontínuas de calor. Indicado para rejuvenescimento, ao ser aplicado na pele, o calor emitido atinge só a parte superior da derme. Tudo é muito rápido, resultando em duas ações: a pele se torna mais permeável a medicamentos e ativos; e assim passa a produzir novo colágeno, de melhor qualidade.

Pós-tratamento: Vermelhidão que dura de 6 a 12 horas; pequenas crostas se formam após 24 horas e duram até 3 dias.

Protocolo: 3 e 5 sessões, mensal.

Resultado: Gradativo, de 1 a 2 meses após 1ª sessão.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é a substância responsável pela mais importante revolução dos tratamentos rejuvenescedores, sendo reconhecida como o procedimento mais utilizado dentro dos protocolos que trabalham com o conceito de Prejuvenation (prevenção e rejuvenescimento). E a explicação para isso é simples: comprovadamente, a toxina botulínica tem a capacidade de retardar o aparecimento de rugas e linhas.

Formulada em doses que diluem significativamente a toxina de origem, sua ação paralisa os músculos da face, evitando que se contraiam e formem linhas de expressão, ou que rugas dinâmicas se instalem ou se aprofundem.

Na Cosmiatria, a toxina botulínica é indicada para tratar linhas da testa, rugas em geral e as que se formam ao redor da boca (efeito “código de barras”) e dos olhos (pés-de-galinha). Também diminui linhas do pescoço, em técnica chamada de Nefertite´s Lifting”, e sulcos entre as sobrancelhas, entre outras aplicações.

Estudos recentes mostram que a aplicação frequente da toxina botulínica favorece a formação de novo colágeno. Seu uso, porém, vai além da Cosmiatria e pode ajudar a tratar enxaqueca e sudorese, por exemplo.

Bom senso deve ser a palavra de ordem quando se usa a toxina botulínica, pois, quando em excesso, o relaxamento muscular produzido pode comprometer a expressividade e naturalidade do rosto – e esse é um exemplo da pertinência de uma das nossas filosofias “menos é mais” (less is more), que prega o equilíbrio e a harmonia como padrões de beleza e saúde.

Apenas médicos devem aplicar a toxina botulínica em seus pacientes, já que são os profissionais mais aptos a obter o ponto de equilíbrio entre a garantia de expressividade e a aparência jovial desejada. Conhecimentos sobre anatomia humana e, principalmente, sobre profundidade da musculatura facial, nesse tipo de tratamento faz toda a diferença.

Pós-tratamento: Vida normal, só é preciso evitar abaixar a cabeça, fazer exercícios ou deitar pelo período de 4 horas após a aplicação.

Protocolo: 1 sessão.

Resultado: Imediato, com evolução de 7 a 15 dias após o procedimento.

Cadastre-se e receba dicas de saúde preparadas especialmente pelo Dr. Otávio Macedo e sua equipe!

* Todos os campos são obrigatórios