Rosácea

É uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações, também chamada erroneamente de “acne rosácea”, pois a acne é uma doença da glândula sebácea, totalmente diferente da rosácea, seja pela causa ou idade, ou pelos aspectos clínicos.

A rosácea ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas. Ocorre principalmente em adultos, entre 30 e 50 anos de idade. É mais frequente em mulheres, porém atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave, evoluindo continuamente para rinofima (aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação folículos). Raramente ocorre em negros.

A origem da rosácea ainda não é conhecida. Existe predisposição individual (é mais comum em brancos e descendentes de europeus), mas pode ser familiar também (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando possível base genética. Há ainda forte influência de fatores psicológicos (estresse).

Hoje, considera-se importante a participação de um ácaro da flora normal da pele chamado de Demodex folliculorum, e da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse fungo. A presença de eritemas e telangiectasias na região central da face, acompanhadas de pápulas e pústulas, geralmente não oferece dificuldade no diagnóstico da rosácea.

O paciente é orientado a fazer um diário das pioras (e das remissões), relacionando isso às suas atividades, alimentação, estresse e outros fatores.

O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO & ASSOCIADOS OFERECE:

A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para a prevenção e o tratamento da rosácea. São equipamentos de última geração e técnicas atualizadas que, para resultados efetivos, podem ser usadas de forma isolada ou em associação, de acordo com planos de tratamentos personalizados.

Nossos médicos realizam exames minuciosos, fornecem diagnósticos precisos para só então serem indicados os próximos passos.

Para a rosácea são observados estágio e histórico anterior da doença, hereditariedade, relato de pioras, assim como hábitos, anseios, motivação e autodisciplina para os cuidados necessários. Todos esses fatores não escapam ao olhar dos nossos médicos, pois ajudam a definir quais recursos e técnicas, entre os listados a seguir, podem potencializar os resultados.

Tratamentos:

Fotona 6D

Dermatologia Clínica > Rosácea

A plataforma Fotona usada em módulo 6D. Neste tratamento, as tecnologias Erbium e ND Yag fazem o rejuvenescimento global da face e do pescoço. Fotona 6D atua com um laser bem completo e moderno, combatendo o envelhecimento com tecnologia inovadora e praticamente indolor.

Fotona 6D melhora as rugas e a qualidade da pele, deixando-a mais homogênea e agindo nas manchas e linhas de expressão. Estimula o colágeno, atuando no contorno facial e na flacidez do pescoço. Além disso, Fotona melhora o tônus da pele e pode ser usado também no tratamento de cicatrizes.

Através de sua tecnologia intra-oral, estimula o colágeno da mucosa oral, prevenindo e melhorando os famosos “códigos de barra”. Fotona 6D também trata os vasinhos da face.

Pós tratamento: Leve eritema, descamação discreta, xerose cutânea com resolução em até 7 dias.

Resultados excelentes em melhora da qualidade da pele.

Luz pulsada

Dermatologia Clínica > Rosácea

Aparelho que emite pulsos de luz, os quais são absorvidos pelos pigmentos das manchas presentes em algumas células inflamadas. Estas são então destruídas pela ação do equipamento, o pigmento de seu interior se dissolve e as manchas diminuem significativamente. É o que acontece quando o Starlux é aplicado sobre a rosácea, por exemplo.

Pós-tratamento: Leve ardência e vermelhidão, por 2 hs

Protocolo: 5 sessões, mensal

Resultados: clareamento gradual a partir da 2ª sessão

Multiwaves®

Dermatologia Clínica > Rosácea

Aparelho que se utiliza de terapia fotodinâmica, com Leds calmantes. Tem efeito anti-inflamatório e age sem afetar os tecidos ao redor.

Pós-tratamento: Permanece muito visível, por 7 dias.

Protocolo: 1 ou 2 sessões.

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.