Rosácea

É uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações, também chamada erroneamente de “acne rosácea”, pois a acne é uma doença da glândula sebácea, totalmente diferente da rosácea, seja pela causa ou idade, ou pelos aspectos clínicos.

A rosácea ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas. Ocorre principalmente em adultos, entre 30 e 50 anos de idade. É mais frequente em mulheres, porém atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave, evoluindo continuamente para rinofima (aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação folículos). Raramente ocorre em negros.

A origem da rosácea ainda não é conhecida. Existe predisposição individual (é mais comum em brancos e descendentes de europeus), mas pode ser familiar também (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando possível base genética. Há ainda forte influência de fatores psicológicos (estresse).

Hoje, considera-se importante a participação de um ácaro da flora normal da pele chamado de Demodex folliculorum, e da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse fungo. A presença de eritemas e telangiectasias na região central da face, acompanhadas de pápulas e pústulas, geralmente não oferece dificuldade no diagnóstico da rosácea.

O paciente é orientado a fazer um diário das pioras (e das remissões), relacionando isso às suas atividades, alimentação, estresse e outros fatores.

O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO & ASSOCIADOS OFERECE:

A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para a prevenção e o tratamento da rosácea. São equipamentos de última geração e técnicas atualizadas que, para resultados efetivos, podem ser usadas de forma isolada ou em associação, de acordo com planos de tratamentos personalizados.

Nossos médicos realizam exames minuciosos, fornecem diagnósticos precisos para só então serem indicados os próximos passos.

Para a rosácea são observados estágio e histórico anterior da doença, hereditariedade, relato de pioras, assim como hábitos, anseios, motivação e autodisciplina para os cuidados necessários. Todos esses fatores não escapam ao olhar dos nossos médicos, pois ajudam a definir quais recursos e técnicas, entre os listados a seguir, podem potencializar os resultados.

Tratamentos:

Fotona 4D®

Dois tipos de laser se combinam no Fotona 4D, potencializando sua ação. São o laser ND YAG, que aquece as células internamente com opção de aumento seletivo da temperatura, provocando renovação celular; e o laser Erbium Yag, que estimula a produção de colágeno.

Na prática, se traduz como um tratamento em quatro dimensões, cuja precisão é garantida por uma ponteira robótica que varia segundo o tipo de indicação. Cada uma tem a capacidade de escanear e avaliar a área a ser tratada, garantindo ação homogênea.

Para tratar a rosácea, a tecnologia robótica dá mais segurança ao permitir alcançar temperaturas e potências necessárias para promover a renovação celular, desobstruir vasos sanguíneos superficiais e profundos e assim induzir à recuperação do tecido.

O laser Fotona 4D ajuda a tratar a rosácea em todas as suas fases, prevenindo piora dos estágios. Também pode ser usado para manutenção e controle dos vasos sanguíneos, da vermelhidão e da textura da pele, buscando aparência uniforme – todas ações que ajudam a prevenir o problema.

Pós-tratamento: Evitar exposição solar

Protocolo: 2 a 6 sessões, mensal

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.

Luz pulsada

Aparelho que emite pulsos de luz, os quais são absorvidos pelos pigmentos das manchas presentes em algumas células inflamadas. Estas são então destruídas pela ação do equipamento, o pigmento de seu interior se dissolve e as manchas diminuem significativamente. É o que acontece quando o Starlux é aplicado sobre a rosácea, por exemplo.

Pós-tratamento: Leve ardência e vermelhidão, por 2 hs

Protocolo: 5 sessões, mensal

Resultados: clareamento gradual a partir da 2ª sessão

Multiwaves®

Aparelho que se utiliza de terapia fotodinâmica, com Leds calmantes. Tem efeito anti-inflamatório e age sem afetar os tecidos ao redor.

Pós-tratamento: Permanece muito visível, por 7 dias.

Protocolo: 1 ou 2 sessões.

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.