Queratose actínica

(Pré-câncer)

Caracterizada por lesões planas e avermelhadas, de aspecto ressecado e áspero, a queratose actínica, também chamada de ceratose actínica, surge em regiões do corpo que ao longo dos anos ficaram mais expostas aos raios solares. Geralmente atingem rosto, lábios, orelhas, colo, couro cabeludo de pessoas calvas, dorso das mãos, antebraço e ombros.

Por serem resultado de efeitos acumulados da radiação ultra-violeta (UV), as pessoas mais idosas costumam ser as mais afetadas. Mas também se desenvolve em quem apresenta deficiências no sistema imunológico.  Dermatologistas devem ser consultados o quanto antes, porque são lesões que representam um estágio pré-canceroso, podendo evoluir para o câncer chamado de carcinoma espinocelular.  

O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO & ASSOCIADOS OFERECE:

A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para o tratamento da queratose actínica. São equipamentos de última geração e técnicas atualizadas que, para resultados efetivos, podem ser usadas de forma isolada ou em associação, de acordo com planos de tratamentos personalizados.

Nossos médicos realizam exames minuciosos, fornecem diagnósticos precisos para só então serem indicados os próximos passos.

Para queratose actínica são observadas estágio, extensão, sua localização no corpo, hereditariedade, assim como hábitos, anseios, motivação e autodisciplina para os cuidados necessários. Todos esses fatores não escapam ao olhar dos nossos médicos, pois ajudam a definir quais recursos e técnicas, entre os listados a seguir, podem potencializar os resultados.

Tratamentos:

MMP

Dermatologia Clínica > Queratose Actínica 

Técnica usada para facilitar a penetração de princípios ativos, através de microperfurações, que assim vencem as barreiras naturais de proteção da pele. Com essa técnica, o creme quimioterápico é ministrado de forma concentrada e atinge mais profundamente seu alvo.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 4 sessões, mensal.

Resultado: 3 meses após 1ª sessão.

Terapia Fotodinâmica

Dermatologia Clínica > Queratose Actínica 

Indicada para tratar queratose actínica (lesão pré-cancêr) e alguns tipos de câncer com lesões superficiais (Doença de Bowen e carcinoma basocelular superficial). A Terapia fotodinâmica age combinando dois tipos de agentes, que se somam: de um lado, estão determinadas substâncias fotossensibilizantes, e, de outro, irradiação por fonte de luz adequada.

Para essa indicação específica, como substância fotossensibilizante é usado o metil aminolevulinato (ou ácido aminolevulínico). Aplicado sobre a lesão, ali ele permanece por 3 horas. Durante esse tempo, o produto é absorvido pelas células pré-cancerígenas ou já do câncer de pele, as quais têm alto metabolismo, enquanto as células saudáveis da pele não.

Reações metabólicas ocorrem a partir daí e as células afetadas se tornam sensíveis à luz. A pele é, então, exposta à fonte de luz adequada, que vai causar a destruição das células sensibilizadas, sem afetar as demais. É dessa maneira que o tratamento destrói somente as células com queratose actínica e as células do câncer. Células sadias não são danificadas.

Esse tratamento só é eficaz em lesões de até 2 milímetros de espessura, que são as mais superficiais. Nos demais tipos de carcinoma basocelular, a terapia fotodinâmica não é o melhor tratamento. 

Pós-tratamento: Permanece muito visível, por 7 dias.

Protocolo: 1 ou 2 sessões.

Resultado: Cura das lesões.

Cadastre-se e receba dicas de saúde preparadas especialmente pelo Dr. Otávio Macedo e sua equipe!

* Todos os campos são obrigatórios