Flacidez

Outro sintoma característico do envelhecimento cronológico, a flacidez facial geralmente torna-se aparente a partir dos 35 anos. Decorre da falta de colágeno e elastina, ou da simples desorganização das fibras responsáveis pela sustentação dos músculos e da pele. Caracteriza-se pela aparência de pele fina e frágil, na qual falta elasticidade e há perda de firmeza.

É intensificada também por fatores externos que podem ser evitados com mudanças radicais de alguns hábitos. Entre os agravantes estão tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, excesso de sol, falta de ingestão regular de água, estresse, poluição, sedentarismo, seguidas noites de insônia e alimentação inadequada – pobre em antioxidantes e rica em açúcares e gorduras.

Em alguns casos, a flacidez é resultado da redução brusca de peso ou de alterações hormonais relacionadas à obesidade, à gravidez ou a doenças crônicas. Existem dois tipos bem diferentes de flacidez: a cutânea, causada pela falta de fibras de sustentação (colágeno e elastina), em função do envelhecimento ou emagrecimento drástico. E a muscular, que é mais profunda e tem origem no desgaste das fibras de sustentação dos músculos.

O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO & ASSOCIADOS OFERECE:

A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para a prevenção e o tratamento de linhas e rugas. São equipamentos de última geração e técnicas atualizadas que, para resultados efetivos, podem ser usadas de forma isolada ou em associação, de acordo com o plano de tratamento personalizado, que chamamos de “Beauty Plan”.

Nossos médicos realizam exames minuciosos, fornecem diagnósticos precisos sobre o real estado da pele de cada paciente, para então recomendar a conduta mais eficiente considerando o conjunto das necessidades.

Para os casos de flacidez, são observadas a estrutura das fibras de colágeno e elastina, e também o estado da musculatura, assim como hábitos, estilo de vida, disponibilidade, nível de ansiedade e autodisciplina para os cuidados necessários. Todos esses fatores não escapam ao olhar dos nossos médicos, pois ajudam a definir quais recursos e técnicas, entre os listados a seguir, podem potencializar os resultados.

Tratamentos:

Bioestimuladores

Feminino > Tratamentos Faciais

Bioestimuladores, quando injetados na pele por meio de cânula, têm a capacidade de reforçar o colágeno em seu interior. A ação ocorre de dentro para fora, diminuindo rugas, recuperando contornos e proporcionando firmeza, com resultados imediatos. Sculptra®, da Galderma, é um bioestimulador composto por ácido polilático; e Radiesse®, da Merz, por hidroxiapatita de cálcio. Ambos são totalmente absorvidos pelo organismo. O uso de cânulas para sua aplicação evita picadas e possíveis hematomas.

Pós-tratamento: Vida normal. Pode surgir vermelhidão ou edema discreto.

Protocolo: 1 a 3 sessões, aplicação mensal.

Resultado: Imediato, com evolução até 30 dias após final do tratamento.

Exilis®

Feminino > Tratamentos Faciais

Exilis Elite promove o aquecimento do tecido através da radiofrequência para melhorar a aparência, redefinir os contornos, reduzir as rugas e tratar a flacidez. O principal benefício do Exilis Elite é a sua capacidade de direcionar a energia com a combinação ideal de aquecimento e refrigeração para conseguir o melhor resultado estético, mantendo os pacientes confortáveis (sem dor). O Exilis Elite oferece a melhor profundidade de penetração para produzir efeitos estéticos positivos, uma aparência mais jovem e uma pele mais firme. As regiões da face onde o Exilis é mais utilizado incluem a área dos olhos e ao redor da boca. 

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 4 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradativo, a partir da 2ª sessão.

Fotona 4D®

Feminino > Tratamentos Faciais

Dois tipos de laser se combinam no Fotona 4D, potencializando sua ação. Na prática, se traduz como um tratamento em quatro dimensões, cuja precisão é garantida por uma ponteira robótica que varia segundo o tipo de indicação – flacidez, linhas de expressão, rugas etc. Cada uma tem a capacidade de escanear e avaliar a área a ser tratada, garantindo ação homogênea.

Para rejuvenescimento e diminuição da flacidez, a ponteira é apontada para a região do pescoço, papada, pálpebras e olhos. Com um modelo especial de ponteira, o aparelho pode ser direcionado também para as paredes internas da boca, para assim estimular o colágeno de dentro para fora, melhorando também a pele ao redor dos lábios, o chamado “código de barras”. Nesse caso ajuda a aumentar o volume dos lábios. O resultado é um lifting da face e o rejuvenescimento de toda a área tratada.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 3 sessões, mensal.

Resultado: A partir da 2ª sessão.

Freeze®

Feminino > Tratamentos Faciais

Aparelho indicado para promover o rejuvenescimento da pele, para isso combinando radiofrequência com emissão de pulsos magnéticos, através de ponteiras. A facial possui quatro eletrodos, e a corporal é multipolar.

A emissão de pulsos age por meio de uma corrente de alto fluxo, que melhora a sustentação e a elasticidade da pele. Sua restauração decorre de estímulos diretos à produção de colágeno e elastina.

Já a radiofrequência atua contra a flacidez, aumentando a síntese de colágeno e elastina.

O equipamento tem a capacidade de desenvolver maior fluxo de corrente, por isso é mais efetivo para promover sustentação e elasticidade da pele.

Pós-tratamento: Pele ligeiramente rosada por até 1 hora, após cada sessão.

Protocolo: Entre 8 e 10 sessões, semanal.

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.

MD Codes®

Feminino > Tratamentos Faciais

Técnica recém-protocolada que permite mapear partes do rosto por meio de um eficiente código de pontos, a fim de se obter precisão e rapidez na hora de preenchê-los com ácido hialurônico. O resultado é um lifting de excelente qualidade, com embelezamento delicado e sofisticado, ideal para uma aparência mais jovem e natural.

Esse mapeamento codificado tem por base os critérios da “Matemática da Beleza”, que se inspira, por sua vez, no equilíbrio e na harmonia da chamada “proporção áurea”, a qual remonta à noção do belo que inspirou muitos filósofos e, sobretudo, artistas renascentistas como Michelangelo e Leonardo Da Vinci.

Segundo essa proporção, a beleza de um rosto pode ser calculada – e é esse conhecimento que o MD Codes coloca à serviço da Cosmiatria. Com ele, o dermatologista ganha precisão na hora de decidir sobre os pontos a receberem mais ou menos preenchimentos.

A possibilidade de o médico restaurar volumes perdidos em pontos estruturais do rosto é a grande novidade que o MD Codes traz, já que usar ácido hialurônico para preencher rugas, como as que vão das laterais do nariz em direção à boca, chamadas de “bigode chinês”, já é usual.

O novo capítulo que o MD Codes começa a escrever vai permitir que se retarde, em nome do rejuvenescimento equilibrado, a alteração da arquitetura facial. Esta naturalmente se altera com o tempo, por causa da perda de gordura e de estrutura óssea.

É o caso do “bigode chinês”, que surge como consequência da perda de gordura profunda e da reabsorção óssea da região malar (bochecha). Achatada quando vista de perfil, a pele dali fica sobrando e por isso surgem sulcos pronunciados. Preenchê-los era até então um jeito de resolver a causa, mas não a consequência do problema.

A revolução que o MD Codes traz permite que se preencham os pontos antes que o problema se instale, garantindo a homens e mulheres aspectos joviais e naturais por mais tempo. A técnica dispõe de codificação para diferentes tipos de rostos, considerando as características de cada gênero. No caso do homem, o terço inferior e contorno de mandíbula são geralmente mais definidos e angulados, já a mulher tem um terço médio mais pronunciado.

MD Codes está sendo uma conquista muito comemorada pela Cosmiatria, pois abre caminho para preenchimentos precisos de rugas e linhas, por meio de cânulas, sem riscos de procedimentos invasivos. Mas, mais uma vez, ainda que a técnica seja um avanço, seu uso e os resultados dependerão dos conhecimentos do dermatologista sobre anatomia, sobre tratamentos associados e de seu entendimento sobre beleza criteriosa.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 3 sessões, mensal.

Resultado: Imediato, dura em média de 12 a 18 meses após início da 1ª sessão.

Thermage facial®

Feminino > Tratamentos Faciais

Tratamento que usa a radiofrequência e é aplicado no rosto, com o objetivo de devolver a sustentação da pele local e corrigir sua flacidez. Em uma única sessão, ele promove contração imediata e estímulo para a produção de colágeno, que ocorre nos seis meses subsequentes.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 1 sessão.

Resultado: Até 6 meses após aplicação.

Ulthera®

Feminino > Tratamentos Faciais

Único tratamento facial não-cirúrgico a utilizar ultrassom para efeito lifting. Sua ação sobre a pele permite gerar imagens que ajudam a visualizar as camadas de tecidos a serem tratadas. A precisão do aparelho estimula as células a produzir novas fibras de colágeno. Resultado: dessa maneira melhora-se o tônus da pele, que também ganha mais firmeza. 

Pós-tratamento: Leve vermelhidão e inchaço, que desaparecem em poucas horas.

Protocolo: 1 sessão.

Resultado: Gradativo, até 3 meses após sessão.

Voluderm®

Feminino > Tratamentos Faciais

Tratamento que reúne radiofrequência com microagulhamento. São 36 microagulhas em uma ponteira, que, ao ser aplicada na pele, estimula a produção de ácido hialurônico e libera energia capaz de retrair as fibras de colágeno e, dessa maneira, estimular sua produção. Essas fibras atuam diretamente na sustentação da pele, o que diminui a flacidez, devolvendo volume ao rosto – e também ajudam a preencher rugas, sulcos e cicatrizes. 

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 6 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradativo, até 30 dias após final do tratamento.

Cadastre-se e receba dicas de saúde preparadas especialmente pelo Dr. Otávio Macedo e sua equipe!

* Todos os campos são obrigatórios