Flacidez

Perda de elasticidade, de hidratação natural e de viço são consequências naturais do envelhecimento. Quando se é jovem, a produção de colágeno e elastina é intensa e há equilíbrio entre o nascimento e a morte das células da pele, garantindo sua consistência e características.

A partir dos 30 anos, esse processo começa gradativamente a diminuir, assim como outros mecanismos do corpo, como o de defesa, que deixa a pele suscetível também a fatores externos.

Redução brusca de peso ou de alterações hormonais relacionadas à obesidade, à gravidez ou a doenças crônicas também produzem flacidez. Mas é preciso distinguir dois tipos de flacidez: a muscular, que aparece devido ao desgaste do tecido de sustentação; e a da pele, mais comum, causada pela desorganização das células de gordura.

Já entre os fatores externos que afetam a saúde da pele – e a deixam mais flácida, entre outros aspectos negativos – estão hábitos como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, excesso de sol, falta de ingestão regular de água, estresse, poluição, sedentarismo, insônia e alimentação inadequada – pobre em antioxidantes e rica em açúcares e gorduras.

Além da pele de todo o corpo que, com a flacidez, tem sua elasticidade e viço diminuídos, a papada ou “queixo duplo” também é uma de suas consequências e problema recorrente.

Na atualidade, em que jovens e adultos passam horas a olhar os smartphones diariamente, com a cabeça inclinada forçando o pescoço para baixo, hábito batizado de text neck, os dermatologistas antecipam que a flacidez da papada tenderá a aumentar significativamente nas novas gerações. 

O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO & ASSOCIADOS OFERECE:

A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para a prevenção e o tratamento da flacidez corporal. São equipamentos de última geração e técnicas atualizadas que, para resultados efetivos, podem ser usadas de forma isolada ou em associação, de acordo com planos de tratamentos personalizados, os chamados “Beauty Plan”.

Nossos médicos realizam exames minuciosos, fornecem diagnósticos precisos sobre o estado da pele e corporal de cada paciente, para então recomendar a conduta mais eficiente considerando o conjunto das necessidades.

Para avaliar o tipo, o estado e a extensão da flacidez corporal, são avaliados também os hábitos alimentares e o estilo de vida, além de anseios, motivação e autodisciplina para os cuidados necessários. Todos esses fatores não escapam ao olhar dos nossos médicos, pois ajudam a definir quais recursos e técnicas, entre os listados a seguir, podem potencializar os resultados.

Tratamentos:

Bioestimuladores

Feminino > Tratamentos Corporais

Bioestimuladores, quando injetados na pele por meio de cânula, têm a capacidade de reforçar o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico em seu interior. A ação de bioestimulação ocorre, portanto, de dentro para fora.

A derme, por exemplo, sob efeito dos bioestimuladores, passa a produzir muito colágeno, por isso o tratamento se consagrou quando o assunto é diminuir a flacidez e alcançar excelentes resultados também para a celulite. Os resultados na região dos glúteos e na parte interna de coxas e braços são significativos.

Por si só, os bioestimuladores já melhoram muito a flacidez, recuperando contornos e proporcionando firmeza, com resultados imediatos, mas quando associados ao ultrassom microfocado, os resultados são ainda melhores.

Sculptra®, da Galderma, é um bioestimulador composto por ácido polilático; e Radiesse®, da Merz, por hidroxiapatita de cálcio. Ambos são totalmente absorvidos pelo organismo. O uso de cânulas para sua aplicação evita picadas e possíveis hematomas. É utilizado anestésico tópico para que não haja qualquer desconforto ao longo do procedimento.

Pós-tratamento: Vida normal. Pode surgir vermelhidão ou edema discreto.

Protocolo: 2 a 3 sessões, aplicação mensal.

Resultado: Imediato, com evolução até 30 dias após final do tratamento.

Exilis®

Feminino > Tratamentos Corporais

Aparelho de radiofrequência que emite ondas térmicas que aquecem a pele, chegando às células de gordura e acelerando seu metabolismo. Ao se contraírem, essas células têm sua produção de colágeno e elastina estimuladas. Como resultado, definem-se os contornos e a flacidez diminui visivelmente. 

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 4 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradativo, a partir da 2ª sessão.

Fotona Necksculpting®

Feminino > Tratamentos Corporais

Para reduzir a flacidez que causa a dupla papada, uma variação do Fotona é o tratamento via NeckSculpting, que usa o mesmo procedimento, apenas com a adaptação das ponteiras.

Dois tipos de laser se combinam no Fotona potencializando sua ação. São o laser ND YAG, que destrói as células gordurosas internas através do aumento seletivo da temperatura; e o laser Erbium Yag, que estimula a produção de colágeno, dando mais firmeza à pele. Na prática, se traduz como um tratamento em quatro dimensões, cuja precisão é garantida por uma ponteira robótica que varia segundo o tipo de indicação. Cada uma tem a capacidade de escanear e avaliar a área a ser tratada, garantindo ação homogênea do tratamento. A atuação do aparelho sobre a flacidez é consequência da ação dele sobre a gordura localizada, tratamento que requer temperaturas e potências mais elevadas, o que é garantido por sua tecnologia robótica. O duplo resultado que o Fotona Necksculping oferece – para gordura localizada e flacidez -, considerado um de seus principais diferenciais, vem da sua capacidade de estimular a produção de colágeno justamente quando a diminuição da gordura tende a deixar a pele mais flácida.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: entre 4 e 6 sessões, quinzenal

Resultado: Efeito de lifting.

Fotona Tightsculpting®

Feminino > Tratamentos Corporais

Fotona é uma combinação de lasers capaz de “esculpir” o corpo  diminuindo a flacidez. Dois tipos de laser se combinam no Fotona potencializando sua ação. São o laser ND YAG, que destrói as células gordurosas internas através do aumento seletivo da temperatura; e o laser Erbium Yag, que estimula a produção de colágeno, dando mais firmeza à pele.

Na prática, se traduz como um tratamento em quatro dimensões, cuja precisão é garantida por uma ponteira robótica que varia segundo o tipo de indicação. Cada uma tem a capacidade de escanear e avaliar a área a ser tratada, garantindo ação homogênea do tratamento.

A atuação do aparelho sobre a flacidez é consequência da ação dele sobre a gordura localizada, tratamento que requer temperaturas e potências mais elevadas, o que é garantido por sua tecnologia robótica. O duplo resultado que o Fotona Tightsculpting oferece – para gordura localizada e flacidez -, considerado um de seus principais diferenciais, vem da sua capacidade de estimular a produção de colágeno justamente quando a diminuição da gordura tende a deixar a pele mais flácida.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 3 sessões, mensal.

Resultado: Efeito de lifting.

Ulthera®

Feminino > Tratamentos Corporais

Tratamento não cirúrgico que utiliza ultrassom para dar mais firmeza e melhorar o tônus da pele. Isso é possível porque o ultrassom microfocado é a única tecnologia que aplica energia no plano muscular profundo, ou seja, aquece as camadas mais internas, ao mesmo tempo que preserva a epiderme, na superfície da pele.

A ação do Ulthera sobre a pele também permite gerar imagens que ajudam a visualizar as camadas de tecidos a serem tratadas. A precisão do aparelho ainda estimula as células a produzir novas fibras de colágeno.

É indicado para tratar tanto a flacidez da pele, quanto a flacidez muscular, produzindo efeito lifting.

Pós-tratamento: Leve vermelhidão e inchaço, que desaparecem em poucas horas.

Protocolo: 1 sessão.

Resultado: Gradativo, até 3 meses após sessão.

XWave®

Feminino > Tratamentos Corporais

Equipamento que emite ondas acústicas, as quais estimulam as células e os tecidos do corpo com uma série de microchoques. O processo é indolor, são sentidas apenas vibrações parecidas com as de caixas de som muito potentes.

Ao fazer com que as ondas acústicas se propaguem pela pele e interajam com o tecido subcutâneo, elas estimulam a circulação sanguínea e a formação de colágeno. Como resultado, a gordura acumulada e que forma a celulite vai desaparecendo.

O X-Wave, além de tratar a celulite, também reduz a flacidez da pele, melhora sua aparência e até mesmo a tensão muscular. Por estimular a produção de colágeno natural do corpo, atua também sobre a aparência de cicatrizes e de estrias, reduzindo-as. A elasticidade original e a textura da pele são renovadas.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 6 sessões, semanal.

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.

Cadastre-se e receba dicas de saúde preparadas especialmente pelo Dr. Otávio Macedo e sua equipe!

* Todos os campos são obrigatórios