Cicatrizes

As cicatrizes surgem por vários motivos, dos mais simples como um machucado na pele, uma marca de vacina, a mania (terrível) de espremer espinhas, aos mais graves, como queimaduras, acidentes e cirurgias.

O fato é que qualquer ferimento que surge na epiderme (a camada mais externa da pele) ou na derme (a camada sob a epiderme) pode resultar em uma cicatriz. Em termos científicos, cicatrizes são a parte final da cura de um trauma, formada por tecidos fibrosos que agora ocupam o local machucado.

São 4 os tipos principais de cicatrizes: atrófica, hipertrófica, queloide e normotrófica.

As cicatrizes atróficas são mais comuns, não dependem de fatores genéticos e surgem quando há perda das estruturas que dão apoio e firmeza à pele, como músculo e gordura. Costumam deixar uma espécie de relevo na pele. São resultado de casos de acne, cirurgias, acidentes entre outros.

As cicatrizes hipertróficas surgem quando o organismo produz colágeno em quantidades anormais e de um jeito desorganizado, o que faz com que a cicatriz fique com uma textura mais elevada em relação à pele ao redor. É mais rara de acontecer, tem componentes hereditários e muita gente confunde com a queloide.

A queloide é a cicatriz que não para de crescer, ultrapassando os limites iniciais da própria lesão. Esse crescimento desregulado tem a ver com a produção excessiva de colágeno novo no lugar e está muitas vezes relacionado a fatores genéticos e de raça (é mais comum em orientais).

Já a cicatriz normotrófica é quase imperceptível, pois a pele do local fica praticamente como era antes do trauma. Ocorre em machucados mais simples.

Hoje existem vários tratamentos e procedimentos para apagar e diminuir cicatrizes, que vão dos mais simples a microcirurgias. Às vezes podem ficar realmente imperceptíveis, embora cicatrizes muito extensas e profundas dificilmente desapareçam por completo. A melhor indicação de tratamento deve ser sempre de um dermatologista, que é o profissional mais apto a fazer diagnósticos e até mesmo recorrer a técnicas associadas.

O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO E ASSOCIADOS OFERECE:

A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para o tratamento de cicatrizes. São equipamentos de última geração e técnicas atualizadas que, para resultados efetivos, podem ser usadas de forma isolada ou em associação, de acordo com planos de tratamentos personalizados.

Nossos médicos realizam exames minuciosos, fornecem diagnósticos precisos para só então serem indicados os próximos passos.

Para as cicatrizes são observadas o tipo, a extensão e a raça do paciente (queloides são mais comuns em orientais), assim como hábitos, anseios, motivação e autodisciplina para os cuidados necessários. Todos esses fatores não escapam ao olhar dos nossos médicos, pois ajudam a definir quais recursos e técnicas, entre os listados a seguir, podem potencializar os resultados.

Tratamentos:

Cirurgias

Dermatologia Clínica > Cicatrizes

Em casos de cicatrizes mais largas e profundas, o médico pode recorrer a cirurgias.

Lasers

Dermatologia Clínica > Cicatrizes

A pele da cicatriz pode ter sua camada superficial e parte da derme aquecidas, para assim eliminar a parte danificada e estimular a formação de novas células, com mais colágeno

Microagulhamento

Dermatologia Clínica > Cicatrizes

Pode ser usado com e sem radiofrequência, e por meio de microperfurações que podem atingir a derme propositadamente, desencadeando sangramento e um processo inflamatório, neste caso com a intenção de produzir células mais ricas em colágeno para reparar o tecido antes traumatizado.

Microdermoabrasão

Dermatologia Clínica > Cicatrizes

Permite ao dermatologista lixar a pele danificada, a fim de removê-la, mas sempre controlando a profundidade da ação.

MMP

Dermatologia Clínica > Cicatrizes

Técnica usada para facilitar a penetração de princípios ativos, através de microperfurações, que assim vencem as barreiras naturais de proteção da pele. Com essa técnica, os medicamentos são ministrados de forma concentrada e atingem mais profundamente seu alvo. É um tratamento indicado principalmente para cicatrizes hipertróficas e queloides, que com a MMP recebem medicamentos que atuam diminuindo sua altura, rigidez e alargamento, permitindo até mesmo que a pele volte à cor natural.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 4 sessões, mensal.

Resultado: 3 meses após 1ª sessão.

Peelings

Dermatologia Clínica > Cicatrizes

Variados: químicos, mecânicos ou a laser – e também permitem que a pele danificada seja esfoliada e removida, ação que exige o controle e supervisão do dermatologista. No lugar da aplicação passa a crescer pele com mais colágeno e elastina.

Preenchimento

Dermatologia Clínica > Cicatrizes

São mais utilizados para as cicatrizes atróficas e a substância mais comum nesse procedimento é o ácido hialurônico. Com o tempo é preciso refazer o tratamento, já que ele é temporário.

Tixel®

Dermatologia Clínica > Cicatrizes

É um sistema térmico que atua por ação fracionada, ou seja, por emissões descontínuas de calor. Indicado para rejuvenescimento, ao ser aplicado na pele, o calor emitido atinge só a parte superior da derme. Tudo é muito rápido, resultando em duas ações: a pele se torna mais permeável a medicamentos e ativos; e assim passa a produzir novo colágeno, de melhor qualidade.

Pós-tratamento: Vermelhidão que dura de 6 a 12 horas; pequenas crostas se formam após 24 horas e duram até 3 dias.

Protocolo: 3 e 5 sessões, mensal.

Resultado: Gradativo, de 1 a 2 meses após 1ª sessão.

Voluderm®

Dermatologia Clínica > Cicatrizes

Tratamento que reúne radiofrequência com microagulhamento. São 36 microagulhas em uma ponteira, que, ao ser aplicada na pele, estimula a produção de ácido hialurônico e libera energia capaz de retrair as fibras de colágeno e, dessa maneira, estimular sua produção. Essas fibras atuam diretamente na sustentação da pele, ajudando a preencher cicatrizes com sulcos. 

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 6 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradativo, até 30 dias após final do tratamento.

Cadastre-se e receba dicas de saúde preparadas especialmente pelo Dr. Otávio Macedo e sua equipe!

* Todos os campos são obrigatórios