Celulite

Celulite não é uma exclusividade feminina, nem está relacionada apenas ao excesso de peso – embora 85% das mulheres tenham algum grau dessa inflamação que atinge as células mais profundas da pele.

Presente também em mulheres magras, homens gordos e magros, e até em crianças, a celulite pode ter causas hormonais e genéticas. Ainda assim não é considerada uma doença.

Caracteriza-se por irregularidades que surgem sob a pele, na forma de ondulações, causadas por desequilíbrios na anatomia do tecido subcutâneo, os quais levam à herniação de gordura em direção a pele. Em outras palavras, a celulite é consequência de alterações entre o tecido gorduroso e a derme.

Nessa parte mais profunda da pele, a microcirculação sanguínea se vê prejudicada pelo acúmulo de tecidos fibrosos, gordura, água e toxinas nas células. Isso impede que essas células deixem de absorver nutrientes e de eliminar excesso de água e toxinas.

Com ondulações e “furinhos”, aspecto conhecido por “casca de laranja”, a celulite se divide em três tipos: leve, quando é visível apenas quando se apera a pele; moderada, quando é visível sem compressão; e grave, quando nódulos são visíveis em qualquer posição, estágio em que causa dor.

A celulite atinge geralmente coxas, nádegas, barriga e laterais dos quadris (flancos), regiões essas que acumulam gordura com facilidade. Está associada a flacidez e gordura localizada, e é agravada pela obesidade. Fatores externos, como tabagismo, sedentarismo, estresse e poluição ambiental, também ajudam a celulite a se instalar no organismo.

Drenagem linfática, injeção de substâncias e ondas acústicas são parte do tratamento que a Cosmiatria hoje tem à mão para diminuir muito e muitas vezes até eliminar a celulite.

O QUE A CLÍNICA DR. OTÁVIO MACEDO & ASSOCIADOS OFERECE:

A Clínica OM&A oferece a seus pacientes os mais modernos recursos para a prevenção e o tratamento da celulite. São equipamentos de última geração e técnicas atualizadas que, para resultados efetivos, podem ser usadas de forma isolada ou em associação, de acordo com planos de tratamentos personalizados, os chamados “Beauty Plan”.

Nossos médicos realizam exames minuciosos, fornecem diagnósticos precisos sobre o estado da pele e corporal de cada paciente, para então recomendar a conduta mais eficiente considerando o conjunto das necessidades.

Para analisar o tipo, o estado e a extensão da celulite, são avaliados também os hábitos alimentares e o estilo de vida, além de anseios, motivação e autodisciplina para os cuidados necessários. Todos esses fatores não escapam ao olhar dos nossos médicos, pois ajudam a definir quais recursos e técnicas, entre os listados a seguir, podem potencializar os resultados.

Tratamentos:

Bioestimuladores

Feminino > Tratamentos Corporais

Bioestimuladores, quando injetados na pele por meio de cânula, têm a capacidade de reforçar o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico em seu interior. A ação de bioestimulação ocorre, portanto, de dentro para fora.

A derme, por exemplo, sob efeito dos bioestimuladores, passa a produzir muito colágeno, por isso o tratamento se consagrou quando o assunto é diminuir a flacidez e alcançar excelentes resultados também para a celulite. Os resultados na região dos glúteos e na parte interna de coxas e braços são significativos.

Por si só, os bioestimuladores já melhoram muito a flacidez, recuperando contornos e proporcionando firmeza, com resultados imediatos, mas quando associados ao ultrassom microfocado, os resultados são ainda melhores.

Sculptra®, da Galderma, é um bioestimulador composto por ácido polilático; e Radiesse®, da Merz, por hidroxiapatita de cálcio. Ambos são totalmente absorvidos pelo organismo. O uso de cânulas para sua aplicação evita picadas e possíveis hematomas. É utilizado anestésico tópico para que não haja qualquer desconforto ao longo do procedimento.

Pós-tratamento: Vida normal. Pode surgir vermelhidão ou edema discreto.

Protocolo: 2 a 3 sessões, aplicação mensal.

Resultado: Imediato, com evolução até 30 dias após final do tratamento.

Exilis®

Feminino > Tratamentos Corporais

Aparelho de radiofrequência que emite ondas térmicas que aquecem a pele, chegando às células de gordura e acelerando seu metabolismo. Ao se contraírem, essas células têm sua produção de colágeno e elastina estimuladas. Como resultado, definem-se os contornos e a flacidez diminui visivelmente. 

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 4 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradual, até 30 dias após última sessão.

Freeze®

Feminino > Tratamentos Corporais

Aparelho que dispõe de tecnologia exclusiva para reverter os efeitos do envelhecimento sobre a pele, com efeitos positivo também sobre a gordura e a celulite. Para isso, o Freeze combina duas fontes de energia: de um lado, agem os pulsos magnéticos, que estimulam o hormônio FGF-2 responsável pelo crescimento dos vasos sanguíneos e pela proliferação dos fibroblastos, que são as fibras que produzem colágeno e elastina. De outro, atua a radiofrequência multipolar, que aumenta a sintetização do colágeno e da elastina, destruindo as gorduras e estimulando a capacidade de autorreparação da pele. O tratamento reduz medidas, diminui a flacidez e a aparência da celulite.

Pós-tratamento: Pele ligeiramente rosada por até 1 hora, após cada sessão.

Protocolo: Entre 8 e 10 sessões, semanal.

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.

Vela Shape III®

Feminino > Tratamentos Corporais

Por meio de radiofrequência bipolar combinada com energia infravermelha e uma ponteira que produz calor, vácuo e massagem, o VelaShape III aquece as camadas superiores da pele e também seus tecidos mais profundos.

Na prática, seus efeitos são parecidos com os da massagem modeladora, com a diferença de que o calor produzido, em temperaturas muito altas, acaba “matando” as células de gordura e estimulando a produção de colágeno, deixando a pele lisa e firme, sem as irregularidades típicas da celulite.

Entre as vantagens do VelaShape III está sua capacidade de aquecer mais rapidamente a região tratada e de oferece maior controle da temperatura. Com isso, evitam-se dores e queimaduras. Ele trata abdômen, flancos, coxas ou braços em apenas 20 minutos. 

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 4 sessões, quinzenal.

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.

XWave®

Feminino > Tratamentos Corporais

Equipamento que emite ondas acústicas, as quais estimulam as células e os tecidos do corpo com uma série de microchoques. O processo é indolor, são sentidas apenas vibrações parecidas com as de caixas de som muito potentes.

Ao fazer com que as ondas acústicas se propaguem pela pele e interajam com o tecido subcutâneo, elas estimulam a circulação sanguínea e a formação de colágeno. Como resultado, a gordura acumulada e que forma a celulite vai desaparecendo.

O X-Wave, além de tratar a celulite, também reduz a flacidez da pele, melhora sua aparência e até mesmo a tensão muscular. Por estimular a produção de colágeno natural do corpo, atua também sobre a aparência de cicatrizes e de estrias, reduzindo-as. A elasticidade original e a textura da pele são renovadas.

Pós-tratamento: Vida normal.

Protocolo: 6 sessões, semanal.

Resultado: Gradativo, a partir da 1ª sessão.

Cadastre-se e receba dicas de saúde preparadas especialmente pelo Dr. Otávio Macedo e sua equipe!

* Todos os campos são obrigatórios