Publicado: 03/10/2011

Livre-se do hábito de roer unhas

Quando a mania de roer unhas se transforma em um vício e a pessoa se sente constrangida ao exibir mãos com unhas roídas, é hora de procurar ajuda. Roer unhas é um hábito que começa na infância e pode se tornar crônico na vida adulta. Ele acontece geralmente em momentos de ansiedade e, por isso, pode ser tratado com o auxilio de um profissional da Psicologia.

Contudo, como os efeitos do ato de roer as unhas podem ser devastadores nas mãos, dermatologistas também devem ser procurados. Isso porque unhas roídas constantemente podem causar doenças crônicas, com infecção da pele ao redor das unhas. Além disso, a mania também dificulta o crescimento das unhas e modifica seu formato.

De acordo com o médico Dr. Otávio Macedo, a pessoa que possui o vício de roer as unhas deve procurar um dermatologista quando perceber que o ato passou a afetar seu convívio social. “Às vezes o ato faz com que surjam lesões nos dedos que podem infeccionar”, colocou o médico, alertando sobre a necessidade de se procurar ajuda profissional.

Ainda segundo o dermatologista, entre os tratamentos que buscam resolver o problema, além da terapia, estão o constante uso de esmaltes com substâncias de sabor desagradável. “Assim, a pessoa ficará desestimulada a realizar o repetitivo ato de roer as unhas”, finalizou.