Home / Publicações / Livros / Acne tem cura

Acne tem cura

Data: 13 de Novembro de 2007 aconteceu o lançamento do Livro “Acne tem cura”

Lançamento da Editora Globo mostra que é preciso conhecer bem a doença para conseguir um tratamento eficaz.

A acne é um rito de passagem que normalmente se manifesta na adolescência. Porém, a idéia de que é uma doença exclusiva da puberdade está entre os mais difundidos equívocos que a envolvem. Trata-se de uma patologia muito comum também em adultos. Na verdade, podem ocorrer erupções faciais até em recém-nascidos.

Embora seja comum, a acne está envolta em dificuldades. Possui causas múltiplas e se manifesta de várias maneiras. A informação é uma importante aliada para combatê-la e a falta de informação é um obstáculo no processo de tratamento. O lançamento da Editora Globo, Acne Tem Cura, escrito pelo dermatologista Otávio Macedo e pela jornalista Lydia Preston faz um exame abrangente das complexidades da acne para ajudar na compreensão da doença e contribuir para a eficácia do tratamento.

A publicação traz informações atualizadas que os autores colheram em suas experiências profissionais além de suas próprias vivências com o problema. Descreve o processo de surgimento da doença e aborda as características dos diferentes tipos de acne, como a branda, a inflamatória, a cosmética. Mostra de que forma seguir um tratamento demartológico efetivo, seguro e capaz de minimizar e evitar as cicatrizes. Orienta de forma didática de que maneira escolher diante das inúmeras opções de produtos para limpeza de pele, tônicos, loções, máscaras. Apresenta as descobertas mais recentes, os avanços e o que ainda não foi decifrado. Investiga o que estimula e agrava os surtos. E derruba mitos ao afirmar que “nunca se comprovou cientificamente que o chocolate cause acne”.

As informações são embasadas por dados de pesquisas recentes dos principais institutos internacionais que estudam a doença. A publicação traz opiniões de vários especialistas no assunto.

O livro examina os efeitos dos raios solares na acne e até a influência do clima. “Ar frio e seco também piora a acne”. Revela que o excesso de limpeza de pele pode provocar a acne mecânica. Traz orientações que fazem a diferença: “mesmo quando sua pele parece normal, você tem de tratar as partes que costumam apresentar erupções”. E um lembrete fundamental: “não há como fugir do fato de que o tratamento eficaz da acne tem tudo a ver com prevenção e regularidade e persistência são os segredos para consegui-la”.

Sobre os autores

Lydia Preston é jornalista e escreve textos sobre saúde publicados nas revistas Money, The Washington Post Magazine e National Geographic Traveller. É ex-editora da Time-Life Books e escreveu artigos sobre pele para as publicações Self e Ladies Home Journal. Atualmente, mora em Alexandria, no Estado da Virginia, EUA.

Otávio Macedo é dermatologista e trabalha há mais de 25 anos com medicina estética. É membro da Academia Internacional de Dermatologia Cosmética (IACD), da Academia Americana de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É autor de Segredos da Boa Pele, Ciência da Beleza e A Construção da Beleza, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *