Home / Livros / Livro ajuda pais e adolescentes na conscientização e tratamento da acne
Dr. Otávio Macedo desvenda mitos da pele acneica em livro dedicado a adolescentes com espinhas

Livro ajuda pais e adolescentes na conscientização e tratamento da acne

Acne é uma doença que só no Brasil possui mais de 24 milhões de casos. Dados revelam que 80% da população entre 12 e 18 anos tem acne e só 30% deles procura tratamento. O problema é que os adolescentes querem resultados rápidos, não têm foco e nem persistência no tratamento. Por desinformação, muitos pais acham que acne passa com a idade e tratar é perda de tempo. Frente a esse cenário alarmante, o médico dermatologista Otávio Macedo, que teve acne na adolescência e dedica uma vida profissional inteira ao tema, lança o livro O livro dos dias que eu desisti de apagar da minha vida — entendedores entenderão (Companhia Editora Nacional). Em formato de diário interativo, o livro propõe ao leitor uma série de atividades e reflexões sobre amor próprio, saúde e cuidados com a pele e apresenta informações sobre a questão da acne e seus desdobramentos.

Todos os casos de acne são iguais? O nível de oleosidade da pele depende do que se come? Toda espinha foi um cravo? Tomar sol é bom pra secar espinha? Acne é uma herança familiar? Chocolate causa espinha? Essas e outras questões são apresentadas no livro na seção “teste seus conhecimentos e marque verdadeiro ou falso”. As respostas estão no pé das páginas e são dúvidas frequentes de pais de adolescentes quanto ao tema. Outro “mantra” presente no livro é o de NUNCA cutucar o rosto. Na tentativa de eliminar cravos e espinhas é que se formam as cicatrizes. Para reforçar a ideia, o Dr. Otávio usa de humor quando dá algumas “sugestões” para a cutucada não ter efeito: “manter as unhas curtas, no sabugo; usar luvas, mesmo no verão; e amarrar os dedos de dois em dois antes de começar a cutucar”. Com o livro, o Dr. Otávio Macedo espera despertar a atenção das pessoas para o tema, principalmente de pais e adolescentes. Pois, de acordo com o médico, é preciso ter consciência de que acne é, primeiro, uma doença que merece cuidados e que tem fatores devastadores para a autoestima dos jovens; segundo, tem tratamento e cura, e quanto antes se começar, melhor; e, terceiro, seu tratamento precisa ir até o fim.

O livro também traz oito cards motivacionais que o adolescente pode recortar e fixar em locais visíveis. Eles trazem dicas como “siga o tratamento; esqueça essa espinha: tire a mão do rosto; lave o rosto direito”. O projeto do Dr. Macedo conta ainda com o bottom “entendedores entenderão” que será distribuído a leitores e livreiros, e com uma comunidade na rede social Facebook chamada Acne tem tratamento que terá posts com a hashtag #acnetemtratamento, para que os leitores possam se conhecer, se comunicar e trocar informações.

Sobre o autor: O Dr. Otávio Macedo é membro fundador da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Academia Internacional de Dermatologia Cosmética, da Academia Americana de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Foi um dos pioneiros na utilização de equipamentos a laser no Brasil e nos estudos do tratamento da acne ― essas pesquisas serviram como base para os livros Acne tem cura e A construção da beleza. Também é autor de Segredos da boa pele, Ciência da beleza e de AKNÉ, um projeto educacional voltado ao entendimento da acne de forma lúdica. Dirige ainda duas unidades da Clínica ORM (São Paulo e São José dos Campos), onde contabiliza 50 mil pacientes atendidos. Além disso, o Dr. Otávio participa com frequência de programas nas principais emissoras de televisão como consultor em Dermatologia e é o dermatologista preferido de celebridades e personalidades da alta sociedade paulistana e carioca.

Dados

Livro: O livro dos dias que eu desisti de apagar da minha vida
Autor: Dr Otávio Macedo
Ilustrações: Luiz Felipe Souza
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 160

Veja Também

Dr. Otavio Macedo esclarece que clima, estilo de vida e tipo de cabelo e couro cabeludo definem a frequência ideal das lavagens em Matéria da BBC Brasil

Em Matéria da BBC Brasil, Dr. Otavio Macedo da Orientações sobre frequência de lavagem para cada tipo de cabelo e couro cabeludo

O cantor da banda de pop Take That Gary Barlow revelou no Twitter que lavou o cabelo nesta semana pela primeira vez em 14 anos.