Dicas do Dr. Otávio

Novembro Azul – Dia Mundial do Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata - Clínica Dr. Otávio Macedo & Associados
Publicado: 17/11/2019

Novembro Azul – Dia Mundial do Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata

Hoje é o Dia Nacional da Prevenção do Câncer de Próstata, que serve para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que é o segundo maior câncer que acomete homens no país.

A constatação da patologia pode ser confirmada através do Exame de Toque Retal e do Exame de Sangue do Antígeno Prostático Específico, em 2018, foram confirmados 68.220 casos!

Homens que tenham 45 anos ou mais, devem procurar um Urologista, para que possam fazer o exame preventivo (uma vez ao ano), quem tiver histórico de câncer de mama ou próstata, deve ir ao médico assim que completar 40 anos.

Para prevenir a patologia, pode-se manter a alimentação saudável, não fumar, praticar atividades físicas e consultar-se ao médico regularmente.

Na fase inicial a doença não apresenta sintomas. Quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos casos já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Os sintomas apresentados são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Quanto mais cedo descoberto, maiores são as chances de cura sem precisar de tratamentos mais agressivos.

Prevenir pode salvar sua vida!

Cadastre-se e receba dicas de saúde preparadas especialmente pelo Dr. Otávio Macedo e sua equipe!

* Todos os campos são obrigatórios