News

Publicado: 30/05/2018

Em Matéria da BBC Brasil, Dr. Otávio Macedo da Orientações sobre frequência de lavagem para cada tipo de cabelo e couro cabeludo

O cantor da banda de pop Take That Gary Barlow revelou no Twitter que lavou o cabelo nesta semana pela primeira vez em 14 anos.

Em um post, ele escreveu: “É um dia tão importante, lavei meu cabelo. Primeira vez em… 14 anos! #sembrincadeira”.

Barlow tinha abandonado o uso de xampu ou sabonete no processo de limpeza, apenas passa o cabelo na água.

E ele não está sozinho. O jornalista britânico Andrew Marr, já havia admitido, em 2006, que não usava mais xampu porque representava “um custo alto para o meu bolso e para o meio ambiente”.

“No começo, o cabelo ficou muito oleoso, mas parou depois de dez dias”, disse.

Mas será que é uma boa ideia parar de lavar o cabelo?

O dermatologista Otávio Macedo recomenda a lavagem, e que a frequência depende de fatores como tipo de cabelo e couro cabeludo, clima, uso de produtos para modelar o cabelo e estilo de vida.

“Cabelos secos pedem menos lavagens com hidratação mais poderosa, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente para retirar o excesso de lipídios e resíduos produzidos pelo corpo ou acumulado por fatores externos”, esclarece.

Macedo diz que quem mora em regiões praianas e de clima quente precisa de ainda mais cuidados com o cabelo, e lavagens mais frequentes porque esses ambientes acabam favorecendo o acúmulo de danos aos cabelos. Para ele, a mesma regra vale para quem pratica exercícios físicos ao ar livre.

“Essas pessoas devem lavar o cabelo diariamente ou quando realizar estas atividades, para retirar as substâncias externas e excesso de oleosidade que se acumulam e também proteger, hidratar e reparar contra os danos do sol, cloro, entre outros”.

Para conferir a matéria completa visite o site da BBC Brasil: http://www.bbc.com/portuguese/geral-38834679

Acompanhe a clínica
nas redes sociais

Cadastre-se e receba dicas de saúde preparadas especialmente pelo Dr. Otávio Macedo e sua equipe!

* Todos os campos são obrigatórios