Home / Entrevistas / Acne pode causar bullying e constrangimento mas tem tratamento
Acne pode causar bullying e constrangimento mas tem tratamento e cura

Acne pode causar bullying e constrangimento mas tem tratamento

O Bem Estar do dia 21 de Outubro, quarta-feira, falou sobre as doenças dermatológicas que podem causar constrangimentos. O Programa contou com a participação do Dr. Otávio Macedo, Dermatologista e Cosmiatra.

Acne

A doença aparece bastante durante a fase de puberdade, quando a produção de hormônios sexuais masculinos é mais abundante. Esses hormônios estimulam a produção de secreção gordurosa que, dependendo da sensibilidade da glândula sebácea, pode entupir os poros.

Apesar da ocorrência comum em adolescentes, é preciso ficar atento quando essa condição aparece com cistos ou nódulos e produz cicatriz. Aí se diz que é um caso de acne grave. Provavelmente, essa pessoa tem a glândula sebácea alterada e deve ser tratada. Nesses casos, os pais não devem pensar que é “apenas uma fase da adolescência” e procurar um médico.

O tratamento da acne é feito, normalmente, com isotretinoína oral, um remédio que faz a glândula atrofiar, tratando o poro de dentro pra fora. O medicamento pode ser solicitado gratuitamente pela rede pública de saúde. Carboidratos e açúcares atrapalham o tratamento da acne e devem ser evitados.